BLOG DO VICENTE CIDADE

Este blog tem como objetivo falar sobre assuntos do cotidiano, como política, economia, comportamento, curiosidades, coisas do nosso dia-a-dia, sem grandes preocupações com a informação em si, mas na verdade apenas de expressar uma opinião sobre fatos que possam despertar meu interesse.

sexta-feira, 28 de maio de 2010

PMDB rachado: A disputa é pela Vice !

Ao contrário do que vem sendo dito na blogosfera pelos blogs mais alinhados à "Direita" esse novo lance no cenário político estadual, longe de representar um rompimento definitivo da aliança entre PT e PMDB, representa na verdade um racha interno no PMDB, motivado por interesses eleitorais que vão de encontro à estratégia de Jader e ainda por cima conta com o apoio do ressentido ex governador Almir Gabriel, que tenta de todas as formas emplacar uma dita "terceira via" para evitar, na avaliação dele, que Jatene chegue ao segundo turno.

Hoje pela manhã, tive uma longa conversa com uma pessoa muito balizada no PMDB, membro inclusive da sua executiva e muito ligado à Jader. Nesta conversa, ficou muito claro que o movimento tomado óntem não foi por iniciativa de Jader, que aliais, segundo me contou essa pessoa, saiu da reunião tão "puto" que até silenciou-se, incluve não gravando o seu programa de rádio.

Segundo me foi dito, a reunião da bancada do partido não fora chamada pelo Jader, que inclusive, desestimulou a participação da executiva do partido, ficando o evento portanto, limitado a uma reunião da bancada de deputados estaduais do PMDB.

Na avaliação desse amigo com quem conversei, a postura de Juvenil foi estimulada pela tentativa de emplacar o seu nome à indicação do partido para compôr a chapa de Ana Júlia como vice governador. Isso porque, segundo ele, Juvenil já tem em mãos uma avaliação interna do partido que o coloca entre o sétimo ou oitavo mais votados dentre os candidatos do partido à Câmara Federal, mas como a expectativa do PMDB é eleger três ou quatro deputados, Juvenil por conseguinte estaria fora da disputa pelas vagas.

Por outro lado, o deputado Juvenil se aproximou da governadora Ana Júlia nas últimas semanas na tentativa de que ela pudesse intervir a seu favor junto ao partido, já que os preferidos de Jader para assumir a vaga de Vice na chapa de Ana são Hidelgardo Nunes ou Luiz Otávio, o Pepeca.

Ademais, na conversa foi avaliado que há ainda a atuação nos bastidores do ex governador Almir Gabriel, que tenta acabar com a candidatura de Jatene, construindo uma terceira via "viável" que pudesse agregar o PMDB, PR, PTB e DEM, certo de que essa coligação teria condições de levar sua candidatura para disputar o segundo turno contra a governadora e, dessa forma, acabar com as pretensões de seu desafeto político.

Por fim, a avaliação final de nossa conversa foi na direção de que esse movimento não porá em risco a aliança eleitoral PT/PMDB, até porque, o próprio Jader estar sendo desafiado internamente e certamente o deputado não dará espaço para que sua liderança seja questionada.

Ao que tudo indica a atitude desesperada tomada pelo deputado Juvenil só serverá para colocar mais lenha na fogueira durante o mês de junho, para o qual sempre haverá um bom balde água fria. Alguém em pleno gozo de suas faculdades mentais acredita mesmo nessa candidatura? Tenha dó Juvenil !!

Nenhum comentário:

Postar um comentário