BLOG DO VICENTE CIDADE

Este blog tem como objetivo falar sobre assuntos do cotidiano, como política, economia, comportamento, curiosidades, coisas do nosso dia-a-dia, sem grandes preocupações com a informação em si, mas na verdade apenas de expressar uma opinião sobre fatos que possam despertar meu interesse.

sexta-feira, 20 de janeiro de 2012

Prévias do PT: Puty ! O PT vai vencer.

As Previas do PT Belém – Puty é o melhor candidato. Rolando Noronha e Vicente Cidade

Encerrados os debates nas plenárias por distrito em Belém e na véspera da votação das prévias do PT que ocorrerá neste domingo 22/01, podemos passar a limpo este processo, pontuado por grande participação da militância e muitas informações mentirosas e/ou absurdas divulgadas para confundir.

São fatos importantes:

1 – A Quantidade real de Filiados

Na realidade estão aptos a votar 9.011 militantes petistas, entenda-se por aptos os filiados quites com sua anualidade e filiados a mais de um ano no PT, dos quais estima-se o comparecimento no dia 22, de menos de 7.000 pessoas (uma quebra de 25%), baseado na média de comparecimento nas ultimas eleições.

Destes filiados, é do conhecimento interno no partido de quem é a relação política ou de proximidade com tendência de um a um dos militantes. Assim podemos dizer que são da relação política do Puty em torno de 5.200 dos filiados aptos, em segundo vem o Alfredo com algo em torno de 2.000, em terceiro o Bordalo com uns 1.500 petistas e os demais candidatos com o restante.

2- Densidade eleitoral

Para a militância petista a candidatura de prefeito não é para marcar posição, ao PT interessa ganhar a eleição em Belém. Portanto conta muito saber quem tem densidade eleitoral. Entre os pré candidatos colocados na disputa o deputado Federal Puty é o que tem mais lastro político eleitoral, teve na ultima eleição (2010) de 29.479 votos em Belém, enquanto o vereador Alfredo teve 9.018 votos, enquanto Bordalo teve 5.840 votos, reflexo de sua atuação mais focada no interior. Alem disso Puty representa uma renovação das lideranças paridárias, tem mais a cara de Belém, é de perfil urbano, filho de funcionários públicos, professor universitário, nitidamente com postura mais a esquerda e representa a estratégia diferente de relação com o PMDB.

3- Ascensão em Brasília

Em apenas um ano de mandato, Puty teve destaque em Brasília, ficando entre os deputados mais influentes na relação do DIAP, na categoria deputado em ascensão. Assumiu a presidência da comissão de tributação e finanças da câmara - CFT, uma das mais importantes da casa, atuou em projetos e lutas importantes, como a denuncia da crise da ALEPA, criação do campus de Parauapebas e aprovação da lei simples nacional e etc.

4- A força do PT nacional e local

O fato de estar em ascensão nacional coloca a candidatura de Puty como prioritária. Puty construiu uma relação muito boa com a presidenta Dilma, sendo inclusive relator da lei geral das micro e pequenas empresas - supersimples. Representa um projeto coletivo, com apoio nacional, para fortalecimento do PT. E por isso terá capacidade e transito em Brasília para conseguir recursos para Belém. Os demais candidatos às previas do PT são opções mais domésticas.

Vale ressaltar que o candidato do PT contará com apoio da presidenta que esta com uma aprovação positiva de mais de 70%, e precisa ganhar prefeituras para reforçar a sua reeleição.

Alem disso pesquisas apontam que o PT em Belém Larga com 18% das intenções de voto, este eleitorado prefere o PT, qualquer candidato do partido viável alcança esta meta inicial.

5- Enfrentamento ao PMDB e ao PSDB

Durante as prévias foi recorrente nas plenárias o debate sobre a política de alianças defendida pelos candidatos. Foi consenso de todos que faremos oposição ao PSDB e ao Duciomar. Sobre o PMDB o PUTY, Paulo Gaia e Fabio Pessoa foram os candidatos que se posicionaram claramente contra qualquer possibilidade de compor com PMDB, principalmente como vice de Priante.

PUTY defendeu em todos os debates das prévias, a estratégia de rearticulação do PT com os movimentos sociais e partidos de esquerda, bem como a construção de um programa de governo claramente mais progressista e identificado com as principais políticas públicas do governo federal.

Neste sentido, a vitória do deputado PUTY nas prévias representará um rompimento imediato do “alinhamento passivo” do PT com o PMDB e essa renovação nas práticas políticas do PT, como estratégia de fortalecimento partidário, foi também uma ação muito cobrada pelos militantes do partido.

6- Cenário da Eleição Municipal favorece candidatura Puty

Esta eleição, com o quadro atual, se mostra atípica, com muitos candidatos considerados fortes. Mantendo-se esse quadro com as candidaturas de Edmilson (PSOL), Zenaldo/Flexa (PSDB), Jordy (PPS), Priante (PMDB) e Almir Gabriel (PTB), teremos um eleitorado bastante dividido.

Especificamente focando na situação do PT, temos a nosso favor uma média histórica de 18% do eleitorado na capital e se mantivermos esse patamar estaremos próximos do segundo turno e bem posicionados, com chance real de vitoria.

Vale destacar três aspectos particularmente importantes nesse cenário. O primeiro é grande aceitação da nossa presidenta Dilma e de seu governo, sendo assim, o casamento com os programas federais nos dará uma boa visibilidade; o segundo aspecto é a defesa do legado do nosso governo estadual, que executou grandes obras em Belém; e por fim, temos ainda a fragilidade estrutural da candidatura do Edmilson, no tocante a tempo de TV, políticas de alianças e perfil do eleitorado, o que fatalmente levará à migração de votos para o PT.

Somados, esses aspectos beneficiam a candidatura do deputado PUTY, pois, teve grande desenvoltura em Brasília, é muito identificado com o governo da companheira Ana Júlia e tem um perfil de candidatura mais à esquerda, que pode atrair o eleitorado do Edmilson, que hoje lidera as pesquisas.

6- Unidade partidária

As prévias do PT foram um processo interno e democrático que movimentou toda a militância, com média de mais de 300 participantes por plenária, unificando o partido, fazendo esclarecimento de divergências internas e fortalecendo a unidade do PT como nunca antes. Durante os debates, todas as tendências se expuseram e se comprometeram com a militância, ouviram a base e o resultado final foi de respeito e comprometimento de todas as tendências sobre a necessidade da candidatura própria do PT.

Em que pese a tentativa de alguns setores da direita em divulgar inverdades sobre um pretenso racha, a verdade é que a unidade do partido está consolidada.

7 - É preparado e tem formação elevada

Por fim o Puty representa a mudança, uma renovação qualitativa dos quadros do partido, é um jovem candidato com uma solida formação acadêmica: Economista, com mestrado no Japão e doutorado nos EUA. É professor de economia da Universidade Federal do Pará e tem experiência política, pois ocupou algumas das principais pastas no governo do estado e é deputado federal, onde preside no Congresso Nacional a Comissão Técnica de Tributação e Finanças.

PUTY reúne respeito acadêmico, experiência política e de gestor, com conhecimento sobre os debates contemporâneos de uma cidade com latente necessidade de políticas de sustentabilidade, mobilidade urbana e de alternativas de desenvolvimento e geração de emprego e renda, principalmente num momento em que o cenário de isolamento da capital é notório, os investimentos programados para o sul e sudeste do estado do Pará estão linkados ao sudeste do país.

Ficou claro nos debates que PUTY é o mais preparado do PT.

O PT, que entrou dividido nas prévias, sai unificado porque a cada plenária lotada aumentava a demonstração da militância de querer mudar a situação de descaso na qual se encontra a cidade, o sentimento petista reflete o clamor popular pela saída de Duciomar, esse presente de grego que os tucanos deram a Belém. Precisamos de uma candidatura forte para que o PT se consolide como melhor opção nas eleições de outubro. Vamos juntos vencer mais essa batalha.

6 comentários:

  1. Excelente balanço. Eu vi nas plenárias o PT FORTE e muito unido. Também acredito que vai dar Puty na cabeça, afinal um candidato forte e disposto a enfrentar os Barbalhos vai trazer a militancia para as ruas. Vamos retomar o desenvolvimento da capital e apontar os rumos de uma Belém do futuro!

    ResponderExcluir
  2. Caro Vicente, esta postagem foi fundamental para passar as informações verdadeiras do processo de prévias, a gente viu um monte de mentiras divulgadas pelo Diario do Para, Edilza e outros. O PT saiu unido sim das previas, e vem com muito gás para a campanha. Fico feliz de ver a renovação das lideranças,tem muita gente antiga igual e Edilza, ja perdeu a esperança e ta pensando em compor com PMDB para manter seu quinhão. Amanhã cedo vou cotar no Puty, pela mudança no PT!

    ResponderExcluir
  3. Eu estava um tanto desestimulado com o PT, que nas eleições de 2010 ficou muito submisso ao PMDB. Eu, militante do PT, estava pensando até em votar no Edmilson. Entretanto, essas prévias deu outro ânimo à militância. Saímos delas mais fortalecidos, sabendo que, independente de quem venha a vencer nas prévias, o futuro prefeito do PT, fará uma política no município junto com a militância e fortalecerá as associações populares, governando para a maioria da população, Amanhã estarei votando em meu candidato que é o Puty, pois o considero o mais preparado, independente do respeito que tenho pelos outros. Vamos à luta e viva o PT.

    ResponderExcluir
  4. Sinceramente(eu o conheço e sei do potencial do cara) o Puty é uma grata surpresa nestas eleições(e um pesadelo pra quem quer o PT submisso). Muito do que disseram e dizem dele,foi pelo ralo nestas prévias,pois o cara demonstrou ter propriedade e muita vontade de governar este municipio de Belem. Seu desempenho tem mostrado que ele incomoda,tanto que o ali barbalho ,atraves de sua"aliada" Cuca,estão criando factoides(até de que as plenarias foram esvaziadas)no intuito de descredenci-lo junto a militancia PTista. Eles estão temerosos pois perceberam que ali ta quem vai derrota-los.é esperar o domingo e levar já no primeiro turno e enterrar de vez o grupo do CNB(Caça Niquel dos Barbalhos)

    ResponderExcluir
  5. Deu vontade de contribuir com uma divergência quando alguns tópicos da postagem mas devo dizer que está bem formulada e faz jus à predileção do blogueiro pela candidatura do deputado, no entanto não tenho como não dizer que tanto Alfredo Costa, quanto Bordalo se saíram bem em todos os debates e tem história e acúmulo político-partidário suficientes para se tornarem prefeitos de Belém e como o jogo só termina depois de ser jogado, ainda podemos ter qualquer um dos 3 como o favorito, tudo depende, graças ao processo democrático do PT, da militância, essa sim a grande vitoriosa dessas prévias.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caro Diogenes, concordo que os pre-candidatos do PT, tanto Bordalo como Alfredo tem conteudo e acumulo para serem bons candidatos, sem demerito a nenhum, mas temos que ser precisos em dizer que o Puty , neste momento é o mais preparado para a disputa em Belem. So tem nome forte e a capital precisa de alguem preparado e com conhecimento que supere a estreiteza de um Duciomar, portanto só o PUTY , pelas qualidades colocadas pode neste momento fazer o debate necessário para resgatar em Belem o orgulho de ser destaque e referencia nacional.

      Excluir