BLOG DO VICENTE CIDADE

Este blog tem como objetivo falar sobre assuntos do cotidiano, como política, economia, comportamento, curiosidades, coisas do nosso dia-a-dia, sem grandes preocupações com a informação em si, mas na verdade apenas de expressar uma opinião sobre fatos que possam despertar meu interesse.

terça-feira, 31 de janeiro de 2012

Em defesa do Banpará público e forte !!


Li no blog Espaço Aberto, a seguinte postagem:

Pará: Estado pobre e banqueiro Por PAULO LEANDRO LEAL, em seu blog, sobre as cogitações acerca de venda do Banpará.

Nela, o autor faz uma defesa velada pela venda do Banpará.

Fiz então um comentário à postagem, mas, como não tenho a certeza de que o mesmo será publicado, publico aqui no blog o mesmo comentário deixado lá no Espaço Aberto.

Recomendo ao autor deste texto a leitura do livro "A Privataria Tucana", do jornalista Amaury Ribeiro , nele está bem claro quais os "investimentos" que foram feitos com a grana das privatizações e posso adiantar, não foi em benefício do povo.

Por outro lado, o autor parece estar desconectado do mundo, desconhecendo que a economia mundial padece de uma crise econômica oriunda exatamente da falta de regulação do sistema financeiro.

Não percebe ainda, que a crise que assola a União Européia e os EUA, tem sua origem também no modelo neo liberal que impede o Estado produzir políticas ante cíclicas, pois todo o esforço dos agentes econômicos em conter a crise, são sempre apropriados pelos megas capitalistas.

Desconhece o autor, que o Brasil só não se afundou nessa crise, porque o governo pode fazer política de expansão de crédito via bancos comerciais públicos; impulsionou a economia com compras governamentais, principalmente da Petrobras e ainda; financiou o crescimento da produção através do BNDES.

Desconhece o autor, que o governo estadual, pode sim usar o Banpará como ferramenta de desenvolvimento do estado a partir da implantação de programas de apoio financeiro, controle efetivo de sua arrecadação e mais, com o Banpará o estado é quem ganha os dividendos das suas aplicações financeiras.

Por fim, vale ainda a pergunta ao autor do que foi feito com o dinheiro da venda da Celpa e por que a empresa é hoje considerada a pior distribuidora do Brasil?

Um comentário:

  1. É incrivel com ainda tem gente defendendo a venda do BANPARÁ! Parece que o infeliz autor do post no espaço aberto saiu de uma cápsula do tempo, veio do meio da década de oitenta, com arcabouço de defesa neoliberal! Não tem capacidade de discernir sobre a crise mundial e sua origem. A alternativa para a crise, dentre outras questões , passa pela geração de emprego e ampliaçâo do crédito, principalmente aos pequenos e ao cidadão comum, não podemos abrir mão de um banco de tanta relevancia em pleno momento de crise.

    ResponderExcluir