BLOG DO VICENTE CIDADE

Este blog tem como objetivo falar sobre assuntos do cotidiano, como política, economia, comportamento, curiosidades, coisas do nosso dia-a-dia, sem grandes preocupações com a informação em si, mas na verdade apenas de expressar uma opinião sobre fatos que possam despertar meu interesse.

terça-feira, 3 de janeiro de 2012

Como D. Costa conseguiu estabelecer em torno de si uma "rede de proteção" no Judiciário ?!?!?

A prefeitura de Belém foi tomada por assalto nas gestões de Duciomar Costa. É denúncia pra todo lado e pra sorte. Mas, absolutamente nada é feito, nem na esfera da política, nem na esfera do judiciário. Enquanto isso, D. Costa governa Belém com a força de uma liminar que, por certo, atravessará todo seu mandato.

Alheio a tudo e a todos, D. Costa vai impondo um dos maiores rombos que a prefeitura de Belém já viu e, para piorar, tornou a cidade um "balcão de negócios", onde tudo é possível, "negociou" mandou. Não há regras, quem manda é quem paga.

Na gestão pública, estamos diante de obras faraônicas que são "inventadas" do dia pra noite, sem o menor apreço à legalidade,  desconectadas dos macros objetivos da região metropolitana e por conta disso descompromissadas de uma estratégica maior de desenvolvimento e, além tudo, sem a menor e devida observância ambiental.

Megas projetos são simplesmente tirados de alguma prancheta, restrita a poucos, mas, mesmo assim, são rapidamente enviados a organismos financiadores e contam com o apoio irrestrito da Câmara de Vereadores de Belém, que os aprova sem o menor questionamento. Foi assim com o tal Portal da Amazônia e está sendo igualmente com o tal BRT. Como também seria com a tal Ponte "do Além" que D. Costa queria construir ligando Outeiro a Mosqueiro, que causaria uma devastação ambiental sem precedentes.

E o mais impressionante disso tudo é que estas obras vão deixando rastro de mal feitos pelo caminho sem que "ninguém" tome nenhuma providência.

Na área das construções privadas também não é diferente, estamos vendo o crescimento desordenado da capital, com obras e mais obras sem nenhum padrão, que não respeitam os limites sócios-ambientais da cidade. O Código de Postura do município é mera peça de ficção.

Agora, o que impressiona de verdade é a forma como D. Costa conseguiu se enraizar no Poder Judiciário do estado, a ponto de que todas as suas ações sejam facilmente toleradas por este Poder.

Sabemos que a influência do "Sobrancelhudo" e da "Tucanalha" no Poder Judiciário advém dos seus longos períodos de governo, que os fez responsáveis por boa parte das indicações dos seus membros, somado ao fato de que o "elitismo corporativista" do judiciário deseja evitar que a classe trabalhadora penetre em suas entranhas. Mas, de onde vem então a influência de D. Costa, que é, sabidamente, oriundo da forma mais vil de se fazer política?

Fica portanto a pergunta de como D. Costa conseguiu estabelecer em torno de si, uma extensa "rede de proteção" no judiciário?

A resposta só pode ser encontrada se recorrermos ás sábias palavras da Dra. Eliana Calmon: "há bandidos de toga atuando no Poder Judiciário". Não há portanto outra razão para entendermos as manobras e protecionismo que beneficiam D. Costa no âmbito do Judiciário, a não ser pela existência dos tais canalhas mencionados pela presidente do CNJ, razão pela qual fica claro entender o porquê da perseguição que vem sofrendo.

6 comentários:

  1. É estarrecedor como alguém com o currículo do D. COsta tem tanto cartaz em Brasília, como chega com esses projetos absurdos e ainda consegue financiamento do governo federal, via BNDES. Você tem razão, ninguém faz nada nem juridicamente e muito menos politicamente e aí o monstro foi crescendo.

    ResponderExcluir
  2. Neste episódio da autorização da CMB para o Duciomar contrair empréstimo de mais de 400 milhões para mais um "projeto", as únicas vozes dissonantes foram dos vereadores Marquinho do PT, Ademir Andrade, Fernando Dourado e Carlos Augusto, que disseram que não passariam um cheque em branco para o nefasto,uma vez que a PMB não se dignou sequer a informar detalhes de tal projeto.

    ResponderExcluir
  3. Me parece que o fato do D.Costa ser o único prefeito de uma capital filiado ao PTB o tem favorecido muito, já que o PTB é um partido da base do governo federal.

    ResponderExcluir
  4. Vergonhoso é o poder judiciário compactuar com essa vergonhosa licitação, mesmo depois de provocado por uma empresa local, a decidir pela sua suspensão. O resultado tá aí. E a gora, o que a Justiça tem a dizer ???

    ResponderExcluir
  5. O que dizer?
    O que fazer?
    Se o povo continua elegendo gente assim.

    ResponderExcluir
  6. Cidade, é lamentável a situação de Belém. Mas, meu comentário vai na direção, de certos Cientistas Políticos com sindrome de Mulher traida. Gostariamos que os blogueiros progresistas trabalhem temas para descaracterizar comentários e ou reflexões que o PT está fadado a insucessos no próximo pleito. Afinal, na gestão pasada, o mesmo professor não fazia parte de uma equipe de staf político do Governo. O que presenciamos é tendecismo em suas análises. Que conhece o Edir, sabe sua fama na UFPA, desde os tempos de estudante, o que prevalece é seu ego de professor sabe tudo, acho que vai ficar doente por isso. Fala para o " cientista político " metido a vidente que em 2012, na capital ganhará aquele candidato que agregar maior capilariedade com o povo de Belém, sendo assim, mesmo com problemas, o PT tem uma porcentagem significativa do eleitorado, é só analisar o comportamento do eleitor nos últimas eleições. Porém terá que ter um candidato competitivo, que agregue o coletivo e busque uma nova perspectiva para Belém. Ps: Gostaria de ler no blog dele, o valor de recursos que serão gastos no governo incompetente atual...

    ResponderExcluir