BLOG DO VICENTE CIDADE

Este blog tem como objetivo falar sobre assuntos do cotidiano, como política, economia, comportamento, curiosidades, coisas do nosso dia-a-dia, sem grandes preocupações com a informação em si, mas na verdade apenas de expressar uma opinião sobre fatos que possam despertar meu interesse.

quarta-feira, 9 de novembro de 2011

O Esquerdopata: É assim que o euro termina


O Esquerdopata: É assim que o euro termina
Paul Krugman

É assim que o euro termina.
É assim que o euro termina.
Não com um “bang” mas com “bunga-bunga”.

Falando sério, como os títulos italianos para 10 anos bem acima de 7%, estamos num território onde todos os círculos viciosos entram em ação – e os líderes europeus parecem cervos apanhados na luz de faróis E como Martin Wolf diz hoje (terça-feira), o impensável – uma ruptura do euro – se tornou perfeitamente pensável:

Uma zona do euro construída sobre um ajuste deflacionário unilateral fracassará. Isso parece certo. Se os líderes da zona do euro insistirem nessa política, eles terão de aceitar o resultado. Qualquer caminho plausível, mesmo que parcial, para a salvação do euro depende agora de uma mudança radical na política do Banco Central Europeu (BCE). Mas como diz John Quiggin nesta terça-feira no Times, o BCE tem sido antes parte do problema.

Acredito que a elevação da taxa pelo BCE no começo deste ano vai passar para a história como um clássico exemplo de estupidez política. Provavelmente ainda estaríamos nesse imbróglio se o BCE não tivesse aumentado as taxas, mas a pura estupidez de se obcecar com a inflação quando o euro estava obviamente em risco causa estupor. Eu ainda acho difícil de acreditar que o euro fracassará; mas parece igualmente difícil de acreditar que a Europa fará o que é necessário para evitar esse fracasso. Força irresistível, encontra objeto imóvel – e vejam a explosão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário