BLOG DO VICENTE CIDADE

Este blog tem como objetivo falar sobre assuntos do cotidiano, como política, economia, comportamento, curiosidades, coisas do nosso dia-a-dia, sem grandes preocupações com a informação em si, mas na verdade apenas de expressar uma opinião sobre fatos que possam despertar meu interesse.

quinta-feira, 10 de novembro de 2011

"Especialista" da Globo não explica. Confunde !!

No JN desta noite a Globo colocou um "especialista" (???) pra falar sobre a possibilidade de mudança na distribuição dos royalties do petróleo no Brasil, o problema é que o tal especialista não leu o projeto de lei aprovado no Senado e fez uma defesa política, e mentirosa, pela manutenção da distribuição da forma como está.

O argumento usado foi de que a nova lei "quebraria" contratos internacionais em vigor, o que seria ruim para a imagem do Brasil junto aos investidores estrangeiros, segundo ele.

Na verdade o tal especialista está falando uma enorme bobagem. A lei aprovada no Senado dispõe sobre a divisão dos royalties após a sua arrecadação por parte do governo, ou seja, nada muda nos contratos em vigor em relação as empresas investidoras o país, o que muda é a distribuição interna dos valores.

Onde está a quebra de contrato se os valores forem distribuídos para todos os municípios ou só para os municípios "produtores"?

Na prática, a nova lei aprovada propõe que o petróleo extraído em águas consideradas nacionais sejam entendidas como riqueza nacional e por conseguinte seja distribuída nacionalmente e não apenas para uns poucos estados e municípios ditos produtores.

Independente do juízo de valor de ser contra ou a favor, o importante é que a distribuição dos royalties nada tem a ver com quebra de contrato, alegada pelo dito especialista. Valeu !! 

Nenhum comentário:

Postar um comentário