BLOG DO VICENTE CIDADE

Este blog tem como objetivo falar sobre assuntos do cotidiano, como política, economia, comportamento, curiosidades, coisas do nosso dia-a-dia, sem grandes preocupações com a informação em si, mas na verdade apenas de expressar uma opinião sobre fatos que possam despertar meu interesse.

segunda-feira, 30 de agosto de 2010

Pesquisa IBOPE no Pará

A primeira pesquisa do IBOPE, publicada hoje no jornal Liberal, apesar da clara manipulção dos números, haja vista que foi inclusive impugnada pela justiça eleitoral, revela que a situação no Pará só será mesmo resolvida no 2º turno.

Os números mostram que a performace da governadora tende a melhorar, já que sua rejeição está diminuindo rapidamente e ao que tudo indica, a intenção de voto em Jatene está diretamente relacionada à essa condição, pois o volume da campanha tucana nem de longe retrata o tamanho de uma campanha acima dos 40 pp, muito menos a realidade das ruas.

No Pará, assim como em todo Brasil, Dilma caminha para uma vitória no 1º turno, demonstrando a força do presidente Lula e isso tendenrá a alavancar a campanha de Ana Júlia no estado. Com a parceria entre Lula e Ana o Pará finalmente conseguiu nuetralizar a forte influência exercida pelo Sarney, que tanto prejudicou o Pará, já que Sarney sempre conseguia levar os benefícios da verticalização mineral para o estado do Maranhão.

Com Lula e Ana Júlia, o Pará ganhou o pólo metarlúrgico, duplicação da transamazônica e construção de porto  em Marabá, no sudeste do estado, integrando com a hidrovia Araguaia-Tocantins, conclusão das eclusas de Tucuruí e ampliação do porto de Vila do Conde; Juntos também troxeram o pólo de bioenergia, no nordeste paraense, que além de desenvolvimento econômico trará obras de infraestrutura para toda a região.

Por outro lado, enquanto a candidatura de Ana Júlia está fortalecida no plano nacional com Lula e Dilma, no plano estadual conseguiu agregar em torno de si a maior frente partidária já vista no Pará, com 14 partidos polítcos e mais da metade dos prefeitos do estado, incluindo aí prefeitos de partidos fora da coligação, como do PMDB e DEM.

Enquanto isso a candidatura tucana soma inúmeras baixas, como o ex governador Almir Gabriel e de sua ex vice governadora Valéria. Até o momento Jatene não foi fortemente confrontado, na sua aposta na tese do esquecimento das massas eleitorais, já que, quando governador, seu governo foi tão mal avaliado que sequer conseguiu o apoio pra sua reeleição, perdendo a indicação para Almir Gabriel, que mesmo assim perdeu a eleição e culpou o seu ex pupilo, acusando-o inclusive de corpo mole e mau caratismo.

Portanto, a população perceberá que a parceria entre Dilma e Ana será melhor para o Pará continuar acelerando.

2 comentários:

  1. Mas porque será que a Ana Julia tem este alto índice de rejeicao?...

    ResponderExcluir
  2. Cara Cristina,
    Em minha opinião a rejeição da governadora está diretamente ligada ao desconhecimento das ações de governo implementadas pela gavernadora. Acredito que houve falha na comunicação do governo com a sociedade.
    Tenho conversado com muita gente nesta campanha e essa é impressão que tenho. Quando a gente começa a enumerar obras e ações as pessoas chegam a se surpreender e alegam que não tinham conhecimento desses fatos.
    Só para te dar um exemplo, neste domingo estive numa festa na casa de minha mãe, no conjunto Médice, e conversei com um conjunto de amigos que alegaram que a governadora não teria feito nenhuma obra em Belém. Imediatamente questionei a eles sobre o Ação Metrópole, que, no caso do Médice, teve um benefício direto.
    Hoje, quem mora na Marambaia e trabalha no centro da cidade ganhou, pelo menos uma hora por dia fora dos engarrafamentos e isso atinge diretamente a qualidade de vida das pessoas. É pelo menos uma hora a mais para ficar com a família, fazer exercício, ler um livro, ver um filme ou o que for. Ou seja, menos trânsito é mais qualidade de vida.
    Essa intervenção na cidade já estava prevista há pelo menos uns 20 anos, mas, só agora a governadora está concretizando.
    Portanto Cristina, as vezes demora um pouco para as pessoas perceberem as mudanças, ainda que elas estejam acontecendo dia após dia. Entretanto, numa campanha eleitoral, o método de comunicação é mais agressivo e atinge mais rápido as pessoas, é por isso que avalio que a Governadora Ana Júlia tende a subir nas intenções de voto a medida que a campanha avance. Consequentemente cairá a sua rejeição e com isso, o candidato da oposição tende a cair também.
    Obrigado pela visita.

    ResponderExcluir