BLOG DO VICENTE CIDADE

Este blog tem como objetivo falar sobre assuntos do cotidiano, como política, economia, comportamento, curiosidades, coisas do nosso dia-a-dia, sem grandes preocupações com a informação em si, mas na verdade apenas de expressar uma opinião sobre fatos que possam despertar meu interesse.

sábado, 21 de agosto de 2010

Na minha opinião Ana Júlia tá decolando !!

Não sou cientista político, mais a minha vida inteira me envolvi com campanhas políticas. A primeira de que tenho lembrança foi em 1988 eu acho, em que o candidato do PT foi o Humberto Cunha, eu era muito jovem, não votava ainda, mas acompanhava minha tia, Neusa Cidade, que era candidata a vereadora. Daí em diante não parei mais de acompanhar as eleições e lá se vão 22 anos nisso, com eleições a cada dois anos.

Pois bem, faço essa pequena ressalva para dizer o seguinte: a campanha eleitoral reflete exatamente a posição do candidato nas pesquisas eleitorais. Ou seja, quando o candidato decola nas pesquisas, a campanha se torna simples, calma, até previsível. O dinheiro brota e os apoios de última hora são cada vez freqüentes. Por outro lado, além do fator local, pesa ainda na análise a relação da campanha local com a campanha nacional.

Isto posto, trago para a análise de vocês algumas considerações que julgo serem interessantes nesse cenário eleitoral do Pará:

1) A estratégia do PMDB de lançar o Juvenil para a disputa do governo pode sim ter sido acordada com o PT, pois, se numa eleição tudo pode acontecer, numa eleição plebiscitária as margens de manobra são muito pequenas, se configurando um risco muito grande a aposta num turno só, particularmente aqui no Pará, se de fato os índices de rejeição da governadora eram altos, não seria prudente arriscar tudo num turno só mesmo;

2) O cenário nacional demonstra que a eleição segue para uma definição no primeiro turno, favorável a candidata do PT Dilma, que se beneficia da popularidade do presidente Lula. Aliais, a popularidade de Lula é tão grande, que tudo leva a crer que terá grande influência na eleição, motivo pelo qual o próprio Serra tenta confundir o eleitor se declarando “Lulista”;

3) Ainda no plano nacional, a imprensa começa a dar sinais de abandonar o barco tucano, o Grupo Folha por exemplo, já fez a opção de “salvar o que resta”, ou seja, se concentrar na eleição de Alckmin em São Paulo, por isso o ataque de fúria contra a campanha de Serra hoje em seu editorial temendo por uma má influência que essa postura “Lulista” possa causar na campanha estadual. Detalhe: se isso vale para São Paulo, vale também para os outros estados;

4) No caso especifico da campanha no Pará, nota-se que alguns prefeitos do PMDB já começam a assumir publicamente o apoio a campanha de reeleição da governadora Ana Júlia, independente da posição do Juvenil, candidato do partido;

5) A propaganda de Jatene já começa a mudar o tom da campanha e esse é sempre o primeiro sinal de quem está no limite;

6) A campanha de Jatene, ao que parece, ainda está muito tímida, bem diferente do entusiasmo natural de uma campanha que esteja em primeiro lugar nas pesquisas, como tenta nos fazer acreditar a mídia tucana, aliais não só a mídia, mas principalmente o exército de neófitos escalados para patrulhar os sites e blog’s mais lidos do estado;

7) De acordo com os jornalistas mais bem informados do estado, é consensual a idéia de que a campanha do Jatene não está arrecadando da forma como gostariam os seus coordenadores e, até agora, nenhum nome de peso, extra coligação, declarou apoio a sua candidatura;

Agora pensem comigo: como pode o candidato Jatene estar acima dos 40% PP nas pesquisas de intenção de voto e a governadora abaixo dos 30%?

Na conjuntura que se desenha acima, a realidade é muito outra, ao que tudo indica a governadora deve estar acelerando a uma velocidade superior a prevista pelos estrategistas de plantão e isso já deve estar fazendo muita diferença !!

É só uma avaliação política, nada mais!!!

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