BLOG DO VICENTE CIDADE

Este blog tem como objetivo falar sobre assuntos do cotidiano, como política, economia, comportamento, curiosidades, coisas do nosso dia-a-dia, sem grandes preocupações com a informação em si, mas na verdade apenas de expressar uma opinião sobre fatos que possam despertar meu interesse.

quinta-feira, 12 de agosto de 2010

G1 - Desigualdade de renda pessoal diminuiu entre 1970 e 2007, diz Ipea - notícias em Economia e Negócios

G1 - Desigualdade de renda pessoal diminuiu entre 1970 e 2007, diz Ipea - notícias em Economia e Negócios

A desigualdade de renda entre as pessoas diminuiu no Brasil entre 1970 e 2007, mas a concentração e a desigualdade entre os municípios permanecem bastante elevadas, ainda que se mantenham estáveis no período. Isto é o que revela o comunicado Desigualdade da renda no território brasileiro divulgado nesta quinta-feira (12) pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea).


Desigualdade - Ipea (Foto: Editoria de Arte/G1)O estudo considera o grau de desigualdade do PIB dos municípios brasileiros e da renda pessoal com base no coeficiente de Gini, que varia de zero a um, sendo que, quanto mais próximo de um, maior é a desigualdade.

O estudo revela, ainda, que entre as principais regiões geográficas do país o Centro-Oeste foi a que mais cresceu economicamente entre 1996 e 2007 (5,3% a.a.), embora tenha apresentado a menor queda no grau de desigualdade dos PIBs municipais (0,05). O Nordeste foi a região que apresentou a maior queda no índice de Gini entre os PIBs municipais (0,45%).

Conteúdo na íntegra no link acima.

Nenhum comentário:

Postar um comentário