BLOG DO VICENTE CIDADE

Este blog tem como objetivo falar sobre assuntos do cotidiano, como política, economia, comportamento, curiosidades, coisas do nosso dia-a-dia, sem grandes preocupações com a informação em si, mas na verdade apenas de expressar uma opinião sobre fatos que possam despertar meu interesse.

quinta-feira, 12 de julho de 2012

O trânsito, a cidade, o prefeito e a Hellen Margareth. Hellen Margareth ???


Agora que me tornei um dos mais novos moradores do DABEN, já que estou morando na Rodovia Augusto Montenegro, comecei a utilizar diariamente a Av. Centenário e perceber, de verdade, o que foi o maravilhoso benefício trazido a uma imensa população de Belém através da implantação do programa Ação Metrópole, uma obra grandiosa do governo da nossa companheira Ana Júlia.

Entretanto, assim que entregue aos cuidados da Prefeitura de Belém, esta, através da CTBEL, retirou a passarela de pedestre colocada na Av. Júlio César, optando primeiramente por uma faixa e, de um tempo para cá, de um semáforo. Eis que este é o único ponto do trajeto que cria problema para quem por lá trafega, seja pra quem vem, seja pra quem vai.

Aquele ‘sinal’ desgraçado é o causador de todo transtorno para quem a Av. Centenário como rota. São quilômetros de congestionamento que formam em torno dele, complicando tudo em volta, desde o trevo da Pedro Álvares, a saída da Centenário, até a Senador Lemos e a Dr. Freitas. Uma confusão.

Por conta disso, depois de horas perdidas nessa história e vendo o ‘desespero’ da vereadora Milene, que busca no Ministério Público, a última esperança para que o prefeito Duciomar Costa não cometa mais uma das suas sandices, desta feita, a tal transformação da CTBEL numa Agência autônoma para gerir o trânsito da cidade e cuja o mandatário dos próximos cinco anos seria posto no cargo agora pelo Duciomar, “o Bonitão”.

Na prática, o que o salafrário quer é controlar a licitação que fatalmente ocorrerá após a implantação do BRT, já que todo o sistema atual transporte coletivo sofrerá mudanças.

Independente dessa razão nada elogiável, o relevante dessa questão é o fato de que o transito se torna a cada dia que passa um dos maiores problemas de qualquer grande cidade, ao lado da saúde e segurança, afinal, a qualidade de vida das pessoas está diretamente ligada ao trânsito, pois, perder mais de duas horas diariamente só com deslocamentos afeta a vida de qual quer um.

Em Belém, nos últimos cinco anos, a frota de veículos vem crescendo em média 10% ao ano, já alcançando cerca de 330 mil veículos em circulação na cidade em maio deste ano. Só para se ter uma ideia, em maio de 2009, a frota em circulação em Belém era de aproximadamente 247 mil veículos. Isso representa algo em torno de 30 mil veículos entrando em circulação por ano somente em Belém, sem contar os 85 mil veículos de Ananindeua.

Portanto o trânsito tende a ganhar cada vez mais espaço na agenda política da cidade, entretanto, o Duciomar quer que o próximo prefeito, quem que seja ele, fique completamente incapacitado de atuar nessa área tão importante para a cidade, pois, pelo projeto dele, o gestor municipal do trânsito de Belém teria um mandato de cinco anos e seria completamente autônomo em relação a prefeitura da cidade, a valer a partir de 2013.

Agora imaginem só quem seria esse gestor que o Duciomar Costa pretende nós deixar como ‘presente de grego’? ele, o gestor, teria a capacidade de atormentar a cidade, sem no entanto responder a ninguém por isso, inclusive politicamente.

Há de considerar também a questão das prioridades, a julgar por essa gestão, nos próximos anos não veremos nenhum investimento em ciclovia, por exemplo. E se o novo prefeito quiser incentivar esse meio de transporte. Como será ?

Para concluir essa postagem quero relatar aqui um fato ocorrido no governo passado que ilustra bem essa questão. Nesse período eu trabalhava na Secretaria de Integração Regional, extinta pelo Jatene, e fiz parte da equipa de precursora da agenda.

A governadora Ana Júlia foi visitar o município de Conceição do Araguaia, onde entregou o Palácio de Governo da cidade, a pavimentação asfaltica de várias ruas e vistoriou as obras de construção da orla da cidade. A ida da governadora ao município foi muito comemorada pala população de Conceição.

No dia seguinte, quando a governadora retornou a Belém, o DETRAN local, que era ocupado pelo PMDB, que iria disputar a prefeitura da cidade contra o PT, colocou agentes nas ruas para fazer blitz em várias esquinas, criou o caos na cidade, isso tudo para apagar os efeitos positivos da agenda da governadora na cidade. Jogo sujo, patifaria pura.

É isso que o prefeito Duciomar está nos preparando. Por favor, alguém acuda !!!

Um comentário: