BLOG DO VICENTE CIDADE

Este blog tem como objetivo falar sobre assuntos do cotidiano, como política, economia, comportamento, curiosidades, coisas do nosso dia-a-dia, sem grandes preocupações com a informação em si, mas na verdade apenas de expressar uma opinião sobre fatos que possam despertar meu interesse.

segunda-feira, 7 de junho de 2010

Salve o Governo Popular !!

No primeiro ano do governo Ana Júlia, quando trabalhava na Secretaria de Integração, tive a grata satisfação de ajudar a construir várias das diversas plenárias do Planejamento Territorial Participativo – PTP. Na oportunidade, estive na organização das Plenárias Regionais das Regiões de Integração do Lago Tucuruí, Tapajós e Carajás e nas Plenárias Municipais das cidades das Regiões de Integração do Carajás e Araguaia, tendo como companheiro os também ex colegas de governo Ronaldo Giusti e Marcos Vinícius, amigos pelos quais guardo muito apreço.


Tenho a lembrança de como o povo de alguns municípios daquelas regiões se sentiam abandonados pelo estado, sem acesso à políticas públicas e até mesmo com o sentimento de pertencimento minado, sobretudo pela necessidade de só assistirem televisão através de antenas parabólicas, que passavam a programação do Rio de Janeiro ou São Paulo, ou ainda pela utilização de serviços telefônicos de operadoras do estado do Tocantins.

Mais essa triste realidade que encontrei naquele ano, felizmente vem se modificando. A governadora Ana Júlia finalmente pôs fim ao Estado/Prefeitura e olhou para horizontes mais distantes, além da Região Metropolitana de Belém. Hoje, vários municípios já estão recebendo o sinal digital da TV Cultura e, por intermédio do governo, as operadoras de telefonia começaram a chegar em municípios antes isolados.

Entretanto, o fato que me trouxe muita alegria, foi ler no site do governo do estado que duas obras muito importantes de pavimentação com asfalto estão em andamento em São João do Araguaia e Palestina do Pará.

O povo desses municípios queria muito essas obras, sonhavam com ela, demandaram no PTP. Fui testemunha dessa fase de abandono e ao mesmo tempo vi se renovar as esperanças desse povo no PTP, por isso só tenho a parabenizar a nossa governadora por mais essas importantes realizações.

Aliais, isso serve para calar a boca daqueles que acusam esse governo de não ter obra para mostrar. Tem sim, e obras como essas demonstram como um governo pode mudar a vida das pessoas, com intervenções pontuais, que vão ao encontro das suas necessidades e que ampliam as suas oportunidades.



PS.: Governadora, se não for pedir muito, olhe também para a estrada de Piçarra. Sei que é uma obra muito cara, pois são 45 km de estrada a ser pavimentada, mas é também muito necessária e aguardada pelo povo daquele município.

Nenhum comentário:

Postar um comentário