BLOG DO VICENTE CIDADE

Este blog tem como objetivo falar sobre assuntos do cotidiano, como política, economia, comportamento, curiosidades, coisas do nosso dia-a-dia, sem grandes preocupações com a informação em si, mas na verdade apenas de expressar uma opinião sobre fatos que possam despertar meu interesse.

quarta-feira, 9 de junho de 2010

Desenvolvimento se faz com ação e não discurso !!

O PSDB do Jatene tinha a retórica da tal "Municipalização do Desenvolvimento", um título pomposo para uma ação inexistente. Um texto sem contexto, fruto da capacidade tucana de ludibriar as pessoas com muita mídia e pouca verdade.

Neste governo, ao contrário, as ações se acumulam com tanta velocidade que muitas vezes a comunicação não consegue dar ao fato a real profundidade que ele realmente alcança. Por exemplo temos o lançamento da ZPE de Barcarena (Matéria abaixo), uma política importantíssima para o Estado, é o início de uma grande obra, que terá grande impacto na economia regional.



Governadora lança PEDRA FUNDAMENTAL DA ZPE DE BARCARENA

A governadora do Pará, Ana Júlia Carepa, esteve na segunda-feira, no município de Barcarena, 24, entregando kit completo de patrulhas mecanizadas, com uma caçamba, uma pá carregadeira, uma patrol e um trator de pneu para a prefeitura de Barcarena, depois se deslocou para a rodovia PA-483, entre os quilômetros 11 e 12 (ao lado da Companhia de Alumina do Pará – CAP), e lançou a pedra fundamental da Zona de Processamento de Exportações (ZPE) de Barcarena.

A ZPE de Barcarena está localizada em uma área com 925 hectares, dos quais já foram vendidos 580 hectares. Restam, portanto, 345 hectares, dos quais 15 hectares estão destinados à urbanização e 330 à disposição das empresas interessadas. Nesse local, as companhias voltadas para as exportações que vierem a se instalar gozarão de incentivos tributários e cambiais, além de procedimentos aduaneiros simplificados.

A expectativa do governo é de que aproximadamente 33 empresas, além da CAP, que já está construindo suas instalações, ocupem o espaço. Juntos, esses empreendimentos devem gerar 30 mil empregos diretos e 90 mil empregos indiretos. Na ocasião, a governadora assinou o Decreto de regulamentação da Lei nº 7.400 de 19/04/2010, que dispõe sobre o tratamento tributário dispensado as empresas que vierem a se instalar em ZPEs no Pará.

As máquinas, que fazem parte do programa “Faz Estrada”, servirão para a abertura, manutenção e recuperação de ramais e vicinais na zona rural e melhoria da área urbana. Segundo a governadora, a doação dos kits para a prefeitura de Barcarena devolverá para os cofres da prefeitura o valor de 800 mil mensal que o prefeito gastava com aluguéis de equipamentos. Durante a visita, Ana Júlia participou da assinatura de um termo de cooperação técnica e financeira com a Caixa Econômica Federal para a construção de casas populares no antigo terreno da Codebar. Cerca de 1.500 famílias com renda de até três salários mínimos serão beneficiadas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário