BLOG DO VICENTE CIDADE

Este blog tem como objetivo falar sobre assuntos do cotidiano, como política, economia, comportamento, curiosidades, coisas do nosso dia-a-dia, sem grandes preocupações com a informação em si, mas na verdade apenas de expressar uma opinião sobre fatos que possam despertar meu interesse.

quarta-feira, 30 de janeiro de 2013

Perdeu Lorota. Presidenta Dilma vem pessoalmente inaugurar obra do governo federal !!



Desta vez não vai ter nada para o Lorota, ele não vai "surrupiar" o mérito do governo federal já que a própria presidenta Dilma virá ao Pará para prestar contas de suas ações no estado.

Vocês se lembram, Jatene fez a maior propaganda na inauguração de 500 casas do programa do governo federal Minha Casa Minha Vida, conseguido pela governadora Ana Júlia e mais recente fez festa para entregar os ônibus escolares também do governo federal.

Por conta dessa cara de pau sem tamanho, não deu outra: Dilma veio pessoalmente acabar com a festa dessa tucanalha pilantra, "estelionatários do mérito alheio".  

Vejam o que escreveu o Zé Carlos em seu blog:

Castanhal receberá Dilma Rousseff na sexta-feira

A presidente Dilma Rousseff, o PT e o PMDB devem fazer uma enorme festa, na sexta-feira, em Castanhal, para entregar 1400 casa do programa "Minha casa, minha vida". Com essa entrega, o programa comemora quase duas mil casas construídas só em Castanhal. Jatene, Titan, Jader e Ana Júlia podem estar presente no mesmo palanque.

Em 13 de fevereiro de 2012, ao lado do prefeito Hélio Leite e de seu candidato Márcio Miranda, Jatene entregou 496 casas do programa, mas não chamou ninguém do governo federal e nem do PT, afinal era campanha e em campanha o importante é ganhar: "Governador Simão Jatene entrega residencial para 496 famílias em Castanhal".

Agora, nesta visita da presidente a Castanhal, Jatene não pode fugir, seu governo precisa desesperadamente de verbas federais para continuar existindo. Todos os grandes investimentos feitos aqui no Pará tem o selo do Governo Dilma. Até os ônibus escolares que foram entregues para as prefeituras no início do ano, outra vez com muita festa, foram pagos com dinheiro federal de emendas parlamentares.

O Governo do Estado só não está pior em termos financeira por causa da atuação do vice-governador Helenilson Pontes, responsável pela única entrada de dinheiro novo nos cofres estaduais. Helenilson foi o construtor da lei das taxas minerais que obrigou a Vale do Rio Doce deixar aqui um pouquinho do seu lucro.

Novamente Helenilson Pontes será importante para o Governo do Estado. Na debate sobre o FPE (Fundo de Participação dos Estados), apoiará tecnicamente a bancada paraense. O vice-governador estará liderando o grupo de trabalho criado para este fim. Helenilson tem formação técnica indispensável para o debate.

Aconselho o Vice-governador não desprezar a ajuda do deputado Cláudio Puty. Puty é doutor em economia (Economia, Universidade Federal do Pará, 1988-1994; Mestrado em Economia, University of Tsukuba, Tsukuba, Japão, 1997-1999; Ph.D. em Economia, New School for Social Research, Nova York, EUA, 1999-2005), e por causa do seu poderoso currículo (motivo de grande inveja acadêmica) o Deputado é muito influente na área de orçamento e planejamento do Governo Federal.

Na visita da Presidente Dilma ao Pará, peço que o Governo do Estado não haja com ingratidão e receba a Presidente com as honras de "chefe de estado", aproveitando para pedir mais um pouquinho. Deixo aqui uma sugestão de pauta:

1. Navegabilidade do rio Tocantins;
2. Um programa de desenvolvimento para o Marajó, com a criação da Universidade Federal do Marajó;
3. Apoio do programa pró-catador para acabar com os lixões no Pará, atendendo o catador;
4. Solução definitiva para o abastecimento de água em Santarém;
5. A presença da força federal para combater as altas taxas de criminalidade da região metropolitana;
6. Mais investimento em saúde básica para os municípios paraenses;
7. Mudança na Lei Kandir e melhor compensação ao Pará como estado produtor;
8. Garantia de que o Pará será ouvido no processo de licenciamento das novas hidrelétricas;
9. Conclusão do asfaltamento das rodovias Transamazônica e Santarém-Cuiabá;
10. Reforço na estrutura do ICMBio para que possa fiscalizar e implantar as Resex e demais recursos naturais protegidos;
11. Prosseguimento do programa federal de acesso a informatica, com a volta do programa Navegapará;
12. Apoio aos centros de tecnologia;
13. Apoio a definitiva verticalização da nossa produção mineral.

Tem outros pontos, pelo menos mais 30 para chegar ao 43, número do Partido Verde, mas para no 13 em homenagem ao Partido dos Trabalhadores, sigla da presidente Dilma, uma das mais bem avaliadas da nossa história presidencial.

Um comentário:

  1. Muito bem colocado, imagina a cara de surpreso do Jatene recebendo o Puty e a Dilma! Ela achou que iria inaugurar só a obra.

    ResponderExcluir