BLOG DO VICENTE CIDADE

Este blog tem como objetivo falar sobre assuntos do cotidiano, como política, economia, comportamento, curiosidades, coisas do nosso dia-a-dia, sem grandes preocupações com a informação em si, mas na verdade apenas de expressar uma opinião sobre fatos que possam despertar meu interesse.

quarta-feira, 9 de janeiro de 2013

Ei PIG, lembra aí !!


A Posse: Momentos de Tensão

A data da posse era 15 de março. Três dias antes Tancredo Neves começou a ter febre. O diagnóstico apresentado ao público foi de faringite.

No dia 14 de março, uma missa reuniu no Santuário Dom Bosco o presidente e o vice-presidente eleitos e alguns políticos mais próximos. À noite o quadro se agravou. O presidente teve um abdômen agudo (dor súbita de intensidade variável no abdome) e foi submetido a uma cirurgia. Nas salas de Brasília, onde se vivia a expectativa do dia seguinte, começou a circular a notícia. No Hospital de Base de Brasília, um pequeno grupo discutia o que fazer.



José Sarney sobe a rampa do Palácio do Planalto. Foto: Orlando Brito

Havia duas correntes: uns desejavam a posse do presidente da Câmara dos Deputados, o presidente do PMDB, Ulysses Guimarães; outros sustentavam que a regra constitucional estabelecia a posse do vice-presidente eleito, José Sarney. Foi a opinião, respeitada, de Afonso Arinos.

As duas cerimônias, a posse no Congresso Nacional e a investidura no Palácio do Planalto, realizaram-se sob tensão e expectativa. O general Figueiredo, repetindo o gesto de Newton Bello na transmissão da chefia de governo do Maranhão, e sinalizando, para a história, a constatação, por parte dos vencidos, da ruptura com uma situação política até então vigente, não passou o cargo e a faixa presidencial a José Sarney.

Leia também:
Convocação da Constituinte
José Sarney participa da posse de Roberto Kalil, em São Paulo
A Sucessão
O Fim do Governo Sarney
A Liberdade – O início da Nova República

Nenhum comentário:

Postar um comentário