BLOG DO VICENTE CIDADE

Este blog tem como objetivo falar sobre assuntos do cotidiano, como política, economia, comportamento, curiosidades, coisas do nosso dia-a-dia, sem grandes preocupações com a informação em si, mas na verdade apenas de expressar uma opinião sobre fatos que possam despertar meu interesse.

quarta-feira, 23 de janeiro de 2013

INVASÃO DO INSTITUTO LULA É AÇÃO DE RACHA DO MST




"Interesse partidário está à frente da invasão do Instituto Lula", disse ao 247 Igor Felippe, assessor de comunicação do MST; "Nosso movimento não está apoiando essa ação, que consideramos ineficaz"; Invasão é atribuída a militantes ligados à entidade Intersindical, ligada ao PSOL; partido nasceu de dissidência do PT

23 DE JANEIRO DE 2013 ÀS 13:05

Marco Damiani_247 – Não é o MST (Movimento dos Trabalhadores Sem Terra) a entidade que promoveu a ocupação, na manhã desta quarta-feira 23, do Instituto Lula, em São Paulo. A responsabilidade política da ação é de outro grupo organizado, que se reúne em torno da Intersindical, entidade que aglutina sindicatos que já fizeram parte da CUT (Central Única dos Trabalhadores). A Intersindical guarda proximidade política com o PSOL, partido nascido, por sua vez, de uma dissidência do PT e de outras organizações da esquerda brasileira.

A tomada do Instituto Lula pela Intersindical evidencia uma forte divisão no comando político dos sem terra. A antiga hegemonia do MST vai sendo fustigada pelas organizações ligadas à Intersindical. A orientação política, ali, é muito mais alinhada ao PSOL do que ao PT.
"Não queremos julgar essa atitude de invasão do Instituto Lula, mas a consideramos inócua, ineficaz", afirmou ao 247 o assessor de comunicação do MST, Igor Felippe. "Lula não está no poder, não é mais presidente. O problema não está com ele, nem ele pode resolvê-lo", sublinhou.
A invasão do Instituto Lula tem como objetivo declarado fazer com que o ex-presidente faça gestões junto ao governo federal para a feitura de um decreto de desapropriação de uma área de 104 hectares em Americana, no interior de São Paulo. Ali, desde 2006, numa ação ocorrida durante o primeiro governo Lula, um grupo de 70 famílias montou um assentamento que, atualmente, já produz alimentos para a rede escolar da região. Proprietária legal da terra, a família Abdala conseguiu uma decisão judicial pela desocupação do local, o qe poderá ocorrer por força policial a partir do dia 30.
"O responsável pela situação de desespero daquelas famílias é o Poder Judiciário, e não o Lula", ressaltou o porta-voz do MST ao 247. Igor Felippe explicou que foi feita uma assembleia dentro do assentamento de Americana, na qual os militante do MST foram contra a proposta lançada pelo sem terra ligados à Intersindical de invadir o Instituto Lula. Essa posição, no entanto, foi executada na manhã de hoje.
A Agência Brasil distribui notícia, abaixo, sobre a liderança política da invasão ao Instituto Lula:
Agência Brasil errou
23/01/2013 - 10h59
• Nacional
Brasília - A matéria "MST ocupa sede do Instituto Lula para pressionar ex-presidente a interceder contra ação de despejo" permaneceu com uma informação errada até as 10h52 de hoje (23). Diferentemente do informado, a ocupação não foi feita pelo Movimento dos Trabalhadores Rurais sem Terra (MST), mas por integrantes do Assentamento Milton Santos, localizado em Americana (SP). O título foi alterado para "Assentados ocupam sede do Instituto Lula para pressionar ex-presidente a interceder contra ação de despejo".

Nenhum comentário:

Postar um comentário