BLOG DO VICENTE CIDADE

Este blog tem como objetivo falar sobre assuntos do cotidiano, como política, economia, comportamento, curiosidades, coisas do nosso dia-a-dia, sem grandes preocupações com a informação em si, mas na verdade apenas de expressar uma opinião sobre fatos que possam despertar meu interesse.

segunda-feira, 14 de fevereiro de 2011

O artigo do Puty em resumo !!

A tabela mostrada na figura abaixo, se refere ao resumo dos números apresentados pelo deputado Puty, no artigo que publicou ontem no jornal O Liberal, que pode ser lido aqui.

Em resumo, Puty demonstra que a situação das contas fiscais do estado do Pará recebida pelo governador Jatene não é muito diferente da situação deixada pelo mesmo em seu primeiro governo. Ou seja, o governador só está fazendo proselitismo político, buscando justificar sua política de arrocho e cortes dos serviços públicos.



Na prática a Governadora Ana Júlia entregou o estado com um maior volume de arrecadação, o que fez a sua relação divida/receita despencar de quase 50% para pouco mais de 36%. Com relação ao déficit primário nota-se que embora a governadora tenha deixado um valor maior que o recebido, se considerarmos os recursos deixados em caixa, Jatene reasume o governo com cerca de R$ 70 milhões, quando saiu em 2006 deixou o caixa praticamente zerado, com apenas R$ 181 mil.

Portanto, Jatene recebe o Pará numa condição perfeitamente administrável, da mesma forma que deixou, no que se refere às contas públicas. Agora, considerando outros fatores, Jatene recebe um estado muito melhor.

Atualmente o Pará bate recordes de arrecadação e de geração de empregos formais. Vive um ciclo de investimento jamais visto, com grandes investimentos privados e a retomada dos investimentos em infra estrutura econômica e social.

Tá hora de começar a trabalhar !!

Nenhum comentário:

Postar um comentário