BLOG DO VICENTE CIDADE

Este blog tem como objetivo falar sobre assuntos do cotidiano, como política, economia, comportamento, curiosidades, coisas do nosso dia-a-dia, sem grandes preocupações com a informação em si, mas na verdade apenas de expressar uma opinião sobre fatos que possam despertar meu interesse.

quarta-feira, 23 de fevereiro de 2011

Futebol brasileiro "em polvorosa" !!

A disputa pelos direitos de transmissão do campeonato brasileiro de futebol no triênio 2012/2014 está deixando em pé de guerra os clubes do chamado Clube dos 13, entidade que congrega os principais clubes de futebol do país.

O Clube dos 13 foi criado fundamentalmente com duas tarefas: a primeira era profissionalizar o futebol no país, com a criação de uma liga que seria responsável pela organiação das competições esportivas, a exemplo do que ocorre nos principais campeonatos pelo mundo; a segunda tarefa era organizar as agremiações para negociar conjuntamente o chamado direito de imagem, que durante muito tempo consistiu praticamente na venda dos direitos de transmissão para a tv aberta. Hoje, além da tv aberta existe a tv fechada, a internet e a telefonia móvel.

A primeira competição realizada pelo Clube dos 13 foi a fatídica Copa União em 1987, depois que a CBF alegou não ter dinheiro para organizar o campeonato daquele ano. Com o sucesso do evento e temendo perder o controle, a CBF voltou atrás a resolveu organizar um segundo campeonato brasileiro, chamado de Módulo Amarelo, basicamente uma segunda divisão, em seguida chamou a Copa União de Módulo Verde, que seria hoje a primeira divisão.

Para viabilizar economicamente o seu campeonato, a CBF tentou determinar que os campeões e vices de cada módulo deveriam se enfrentar em quadrangular final para que se pudesse conhecer o campeão. Obviamente o C13 não topou a parada e desde então as duas entidades vivem em pé de guerra. A resultante desse embrolho,  é que o legíto campeão de 87, o Mengão, brigou por 24 anos para ter o seu título oficialmente reconhecido pela CBF, o que não aconteceu no final do ano passado por ocasião do "PAC dos Títulos Brasileiros", isso só ocorreu nesta semana, justamente quando o Clube dos 13 está lançando licitação para difinir que terá os direitos de transmissão do campeonato.

A Rede Globo e a Rede Record estão disputando a licitação. Ocorre que a Globo, que transmite o campeonato brasileiro a 26 anos, alega não poder concorrer com a Record porque a emissora do "Bispo" usa de práticas desleais de concorrência e isso é verdade.

O dinheiro da Record não vem necessáriamente da relação custo/benefício do produto futebol, ou seja, da sua capacidade de arrecadação, mais vem da "oferta" dos pobres fiéis da igreja Universal. Foi assim que a Record desbancou a Globo na transmissão das olimpíadas de 2012, oferecendo valores muito acima da concorrência.

A Record por sua vez, trás a sua favor, além de "poder" oferecer mais dinheiro, já que não é dela, ainda oferece maior flexibilidade da sua grade, ou seja, acabar com esses jogos as 22 h em dia de semana por exemplo. Contudo, a emissora do Bispo não goza de grande credibilidade, a sua flexibilidade pode não ser tão atrativa assim, pois pode na verdade representar falta de conteúdo e isso acarretaria prejuízo para os clubes no que diz respeito a visibilidade das suas marcas e de seus patrocinadores. Se julgarmos pelas interminaveis horas que a emissora exibe repetidas vezes o desenho do Pica-Pau e o seriado Todo mundo odeia o Cris.

Pelo bem, pelo mal, a Globo não deu sopa para o azar, tratou de colocar o time em campo e escalou o seu principal "jogador" para o ataque. Escalou Ricardo Teixeira para implodir o Clube dos 13. Ricardo "deu" um estádio para o Corinthians, um "título" e um Ronaldo para o Flamengo, uma taça para o São Paulo e pronto. Tá feita a discórdia.

A coisa tá feia !!

2 comentários:

  1. Égua a melhor parte da programação é todo mundo odeia o Cris.. eu assisto todo dia...

    ResponderExcluir
  2. Queria saber se "você" donos desse bloguinho tem certeza do que está falando em relação a oferta, nunca afirme algo que não sabe e que não tem certeza de provas porque isso pode ser virar contrata o propio.

    ResponderExcluir