BLOG DO VICENTE CIDADE

Este blog tem como objetivo falar sobre assuntos do cotidiano, como política, economia, comportamento, curiosidades, coisas do nosso dia-a-dia, sem grandes preocupações com a informação em si, mas na verdade apenas de expressar uma opinião sobre fatos que possam despertar meu interesse.

segunda-feira, 9 de abril de 2012

Governo Lorota: Mentiras, nada mais !!

É meus amigos, a verdade depende mesmo de um ponto de vista, e quando esse ponto de vista é influenciado por uma ação de marketing e insuflado por milhões de reais em propaganda enganosa, não dá outra, a verdade é o que parece e não o que é.

Digo isso porque as lorotas produzidas pelo (des)governo tucano do Pará, tentem nós levar a acreditar no chamado “Conto da Carochinha”, tentando se apropriar de um mérito que não lhe pertence, algo como se “Era de Aquário” tivesse começado em janeiro de 2011.

Vejam só os senhores, dois exemplos concretos dessa estratégia de manipulação da verdade:

1) A mídia tucana tem propalado em suas peças publicitárias que “agora” o Pará virou rota de cruzeiros internacionais e que trará ao estado mais de 20.000 turistas estrangeiros, dando a entender que isso só ocorreu por alguma ação específica do governo tucano.

Ora, essa lorota é facilmente desmascarada, visto que Belém e Santarém sempre foram as portas de entrada dos cruzeiros que visitam a Amazônia, mas, concretamente, é só perguntar o que foi feito pelo Lorota para que isso acontecesse, ele fez um terminal hidroviário digno para a recepção desses turista em Belém ou em Santarém? Não. E pior, ainda abandonou o terminal hidroviário da capital construído pela ex governadora Ana Júlia.

Outra questão importante a ser mencionada é sobre a permanência desses cruzeiros no estado, houve aumento nos dias de ancoragem em nossos portos? Não. Então, qual é o mérito governamental nisso? Os cruzeiros continuarão fazendo o que sempre fizeram, passam apenas um dia ancorados na cidade, seja em Belém ou Santarém. Portanto, nada tem sido feito para ampliar a permanência desses turistas em solo paraense, logo, NADA TEM SIDO FEITO PELO GOVERNO. Só marketing.  

2)    2) Também tem sido “vendido” à sociedade paraense a ideia de que o governo Lorota seria o responsável pela atração de novos empreendimentos empresarias no estado. 

Outra mentira deslavada. Qual é a política de atração empresarial praticada no estado? Que eu me lembre, a única ação do governo tucano até agora foi aumentar a carga tributária com a implantação de um imposto em cascata sobre as atividades mineradoras. Será que é isso, as empresas estão se sentindo mais motivadas a vir se instalar no Pará para pagar mais impostos? Ou será mesmo que a empresa resolve vir para cá por causa da imagem do estado, conforme destacado abaixo nas palavras do próprio Lorota:

 “Nos últimos tempos, a verdade é que a nossa imagem na mídia nacional começou a ter uma mudança de perfil. Começamos a ser vistos pelo que temos de positivo, com os nossos artistas tendo mais espaço, a nossa culinária sendo referenciada e o Pará sendo um espaço privilegiado para realização de grandes eventos esportivos.”

Então tá bom. A empresa vai se instalar no Pará só porque a Gaby Amarantos, por méritos próprios, disputou ao prêmio de “melhores do ano” do Faustão? Ou será porque a seleção brasileira veio jogar aqui num campo de areia? Ou será porque o Lorota reinventou a Maniçoba ou Pato no Tucupi ?

É claro que não. É muita pretensão desse (dês)governo.

Eu trabalho há quase quinze anos com consultoria empresarial e posso afirmar que a decisão locacional das empresas não dependem desses fatores, e preciso muito mais, e principalmente, as empresas, sérias, não se posicionam simplesmente pelos intempéries da política, a rigor, elas estudam seus posicionamentos estratégicos e isso não se dá de forma inesperada, como quer nos fazer acreditar a mídia tucana.

No mais, Lorotas, nada mais !!

Um comentário:

  1. Parabéns Cidade, matéria firme, precisa e de posição! Como diria Sidney Chaloub: "Aos soberbos, as batatas".

    ResponderExcluir