BLOG DO VICENTE CIDADE

Este blog tem como objetivo falar sobre assuntos do cotidiano, como política, economia, comportamento, curiosidades, coisas do nosso dia-a-dia, sem grandes preocupações com a informação em si, mas na verdade apenas de expressar uma opinião sobre fatos que possam despertar meu interesse.

sexta-feira, 2 de dezembro de 2011

Democracia real já: crise e mobilizações sociais na Espanha

Apresentação

Quando os “indignados” espanhóis tomaram as ruas de diversas cidades, protestando contra os índices levados de desemprego e o desmonte do estado de bem-estar social, de forma pacífica, acompanhamos o
processo para entendê-lo no contexto europeu e mundial. O primeiro protesto ocorreu em 15 de maio de 2011, às vésperas das eleições municipais, com uma convocação em 58 cidades da Espanha. Sabíamos que dentro desta mobilização o grande fio condutor é a busca de uma democracia participativa, uma democracia real, e um forte, mas difuso, sentimento anticapitalista.

Para nós, a democracia não fica velha, não se aposenta. Estamos vendo agora, na Europa e nos Estados Unidos, as pessoas pedindo democracia real, já. ESentem que as decisões políticas que as afetam são
fruto dos manopólios financeiros e não da participação popular. Porto Alegre tornou-se referência para o Fórum Social Mundial por causa disso e essa referência foi tão forte que hoje há redes de democracia participativa espalhadas por vários países. Isso é que é novo e moderno. O capitalismo é incapaz de sobreviver com democracia. Estamos vendo isso acontecer agora na Grécia, que foi impedida pelo mercado
financeiro de realizar uma consulta junto à população. Somos internacionalistas, mas não podemos aceitar um sistema mundial dominado pelo capital financeiro.

Este caderno é o resultado da palestra com os professores espanhóis Tomás Villasante e Maria Dolores Hernández Hernández, renomados cientistas políticos, com pesquisas voltadas para a área da participação popular, e que estão vivendo, ativamente, este momento de mudanças no país europeu. A palestra, promovida pelo nosso mandato, foi realizada no dia 16 de agosto de 2011, no plenarinho da Assembleia Legislativa, e aproximou o tema da comunidade e militância gaúcha.

Esperamos que este caderno possa servir de subsídio a todos aqueles que acompanham o tema e que acreditam que apenas com real democracia participativa seremos reais cidadãos.

Uma boa leitura a todos

Raul Pont
Deputado Estadual - PT
Confira a íntegra do artigo Aqui

Nenhum comentário:

Postar um comentário