BLOG DO VICENTE CIDADE

Este blog tem como objetivo falar sobre assuntos do cotidiano, como política, economia, comportamento, curiosidades, coisas do nosso dia-a-dia, sem grandes preocupações com a informação em si, mas na verdade apenas de expressar uma opinião sobre fatos que possam despertar meu interesse.

quinta-feira, 1 de abril de 2010

Senador Nery terá difícil tarefa no PSOL.

Quando era vereador em Abaetetuba, o hoje Senador da República José Nery era pessoa muito ligada a governadora Ana Júlia, tanto que fora indicado para ser o seu suplente na chapa que a elegeu senadora em 2002. Quando Ana se elege governadora em 2006, Nery assume o mandato de senador em seu lugar, mas, logo depois deixa o PT e vai para o PSOL, se posicionando como oposição e deixando o governo descoberto de um interlocutor no Senado Federal, ficando o governo sem um representante de fato, para defender os interesses do estado, a partir de uma nova lógica de gestão, que foi vitoriosa na eleição de 2006.

Essa decisão do Senador Nery, foi uma grande decepção para todos, pois teve conseqüências danosas para a nossa governadora, uma vez que o governo ficou sem interlocução no Senado Federal e durante esse primeiro mandato, vimos o governo ser vítima de toda sorte de calúnias e acusações (e até mesmo baixarias) vindas da tribuna daquela casa, praticadas pelos senadores oposicionistas do PSDB, Mário Couto e Flexa Ribeiro, que expunham nacionalmente uma imagem negativa do estado e da governadora para tentar desqualificar os avanços e as mudanças do governo popular, sem que houvesse uma voz discordante que repunha a verdade aos fatos. A saída do Senador Nery do PT fora portanto um duro golpe para o governo.

Não estou entrando no mérito da decisão do Senador Nery, isso não me cabe, mas, em minha avaliação acredito que tenha cometido um equívoco de avaliação política. Como petista, eu também fiquei atordoado com a crise gerada por lideranças que sujaram a nossa história, agora, como militante de esquerda, não via, como não vejo ainda hoje, espaço para que outro partido substitua o PT como o partido de referência da esquerda no país. Ou seja, ainda acho que a disputa interna dentro do PT pela direção do partido, e consequentemente a sua reafirmação com o socialismo, é mais eficiente que a disputa de vanguarda pelas “bases sem direção” ou pela primazia no movimento de esquerda.

Isto posto, acredito que o Senador Nery, se tivesse continuado no PT, seria uma liderança ascendente no partido. Teria cumprido importante missão no Senado Federal, estaria certamente com o seu mandato muito evidenciado no estado e, não duvido, estaria certamente em posição privilegiada dentro do PT e do governo para decidir qual caminho seguiria nessa eleição vindoura.

Entretanto, no PSOL, o Senador Nery será candidato a Deputado Estadual, disputando a pequena base do partido com a sua maior liderança, Edmilson Rodrigues, e com a ex deputada Araceli, que também conta com boa organização partidária. É o que resta. Neste ano, uma vaga na Assembléia Legislativa deve ser alcançada por volta dos 90.000 votos por coligação. Ou seja, considerando uma possível, porém não muito provável, coligação entre PSOL/PSTU/PCB não acredito que esses partidos seriam capazes de alcançar densidade eleitoral superior a uma única vaga, portanto, acho que o Sen. Nery se limitará a cumprir um importante papel na eleição do Edmilson para Deputado Estadual. Muito pouco para o companheiro Nery.

Que pena!!

5 comentários:

  1. EM ABAETETUBA/PA O SENADOR NERY SE ALIOU AO PSDB NAS ÚLTIMAS ELEIÇÕES E CONTINUA UNIDO COM OS TUCANOS.

    ResponderExcluir
  2. O importante meu caro,é manter a dignidade, e isso,o Senador José Nery,sabe fazer com maestria.Hoje no PT,só se pensa em poder,mandato e dinheiro(de preferência escondido nas cuecas).

    Sds,

    Fábio Mello

    ResponderExcluir
  3. Aproveito o espaço,para lhe indicar, que faça uma leitura no blog do deputado Parsifal Pontes(www.pjpontes.blogspot.com),no post "Procurando o PT", e depois reflita sobre se o Senador teria algum espaço dentro do partido, que um dia foi dos trabalhadores.

    ResponderExcluir
  4. Caro Fábio, obrigado pela visita.
    Se tu achas que estar no PT é ter perdido a dignidade, eu não concordo contigo, assim como eu, que não fiz nada que manche a minha conduta, há também outra infinidade de companheiros e tu sabes bem disso.
    O PT é um partido diverso, plural e há, é verdade, condutas e condutas.
    A análise que faço é que no PT há sim espaço para se fazer disputa política sem que se perca a dignidade, como tu sugeres, e o Senador Nery seria umas dessas lideranças.
    Como disse, eu acredito que num partido que é referência de massa, como o PT, a disputa pela "politização" pode ser mais proveitosa.
    Há quem não concorde e prefira construir outro caminho, que seja.
    Para finalizar, não sei você, mas eu não acho que o blog do Parsifal seja a melhor via de se fazer um debate do PT ou da esquerda.
    Volte sempre por aqui!

    ResponderExcluir
  5. Ok!,e obrigado pela resposta sincera e respeitosa e voltarei sempre, com certeza.

    Fábio Mello

    ResponderExcluir