Na última semana aprovamos junto ao Banco da Amazônia um novo projeto de financiamento, desta feita, no setor turístico. O financiamento será destinado à implantação de um novo hotel na cidade de Belém, o Executivo Hangar Hotel, que será localizado na Trav. Alferes Costa a 50 m da Av. Duque de Caxias e aproximadamente 500 m do Hangar Centro de Convenções da Amazônia. A localização portanto será o principal atrativo do empreendimento.
Tendo como foco exatamente esse público, esse será o primeiro empreendimento a se posicionar especificamente nas proximidades do Hangar Centro de Convenções e a aproveitar a demanda de turistas que visitam a cidade em razão dos eventos ali realizados. Ademais, a localização do hotel é excelente por também estar relativamente próxima ao Aeroporto Internacional, bem como numa via fácil de acesso ao centro da cidade.
Este empreendimento visa explorar o bom momento que o setor vem experimentando, confirmando que a atividade está em franca expansão no estado. De acordo com dados da Paratur, em 2008, o Pará dispunha de 250 meios de hospedagem, sendo que destes 109 só em Belém, representando 4.682 unidades habitacionais na capital. Porém, segundo a ABIH – PA, o número de unidades habitacionais projetadas para os próximos anos está estimado em aproximadamente 4.000 novos leitos, ou seja, a atividade poderá dobrar de tamanho. A Paratur informa que a média de ocupação da rede hoteleira paraense está situada historicamente por volta de 55% e que em 2008 essa taxa ficou em 56%. Contudo, em Belém essa taxa média pode ser mais elevada, pois, segundo o Grupo Solare, maior rede hoteleira de Belém, a sua taxa média de ocupação em 2008 ficou por volta dos 80%.
Em 2008, segundo a Paratur, cerca de 586.010 pessoas se hospedaram na hotelaria paraense, representando um incremento de 5,4% em relação ao ano anterior. A permanência média saltou de 2,97 dias em 2007 para 3,04 em 2008. Com ralação ao faturamento, houve um crescimento de 7,68% em 2008, quando o setor arrecadou cerca de R$ 841 milhões. Na geração de emprego, o setor foi responsável pela ocupação de mais de 78 mil pessoas, direta e indiretamente. Por conta desses números, o setor hoteleiro que em 2007 participava com 2,60% do PIB do estado, em 2008, saltou para 2,79%, apresentando um crescimento de 7,30% na sua participação no PIB paraense.
São números para se comemorar !!
Boa sorte aos empreendedores, que aliais, são empresários paraenses.
Nenhum comentário:
Postar um comentário