BLOG DO VICENTE CIDADE

Este blog tem como objetivo falar sobre assuntos do cotidiano, como política, economia, comportamento, curiosidades, coisas do nosso dia-a-dia, sem grandes preocupações com a informação em si, mas na verdade apenas de expressar uma opinião sobre fatos que possam despertar meu interesse.

sexta-feira, 12 de março de 2010

Polêmica no Xingu

Recebemos informação do correspondente da região do Xingu de que o MAB- MOVIMENTO DOS ATINGIDOS POR BARRAGEM deve fazer manifestações neste domingo em Altamira. Por lá seguem as polêmicas sobre a construção da AHE de Belo Monte. Setores ligados a ONG´s, ECOLOGISTAS e a Igreja Católica são contra, de outro lado setores desenvolvimentistas, empresarios, prefeitos, defendem a necessidade de construção de Belo Monte. Esta obra representa oportunidades com o aporte de 30 bilhões em recursos para a região, sendo capaz de dinamizar a economia desta região que hoje encontra-se estagnada. Além disso existe o forte debate da necessidade de realizar investimentos para evitar a crise energetica, que ja trouxe ao pais o apagão e racionamento. principalmente porque os investimentos no setor energetico trazem resultados em médio e longo prazo, pois uma hidrelétrica leva em torno de 10 anos para ser construida.
O Ibama, através de mediação do Governo do Estado do Pará e Eletrobras permitiu a Obra ser autorizada com 40 exigências sócioambientais. As quais se não cumpridas impedem o inicio da obra.
Estes condicionantes vão custar, R$ 1,5 bilhão ao consórcio vencedor, e devem ser investidos em mitigação dos impactos na região.
A usina deve ficar pronta em 2015, com uma capacidade de gerar onze mil megawatts.

Nenhum comentário:

Postar um comentário