BLOG DO VICENTE CIDADE

Este blog tem como objetivo falar sobre assuntos do cotidiano, como política, economia, comportamento, curiosidades, coisas do nosso dia-a-dia, sem grandes preocupações com a informação em si, mas na verdade apenas de expressar uma opinião sobre fatos que possam despertar meu interesse.

domingo, 21 de março de 2010

Governo do Pará dá sinalizações claras de que cuidar de gente, é cuidar do futuro - parte I

Recentemente o governo popular concedeu a diversas famílias da Região do Lago de Tucuruí o benefício do programa Cheque Moradia. Essas famílias são oriundas de um movimento popular chamado de MAB – Movimento dos Atingidos por Barragens. Essa gente se organizou para reivindicar seus direitos junto à Eletronorte, estatal responsável pela UH de Tucuruí, sempre sendo tratados como “foras da lei”, quando na verdade apenas estavam pedindo ajuda pela situação degradante a que foram expostos.
Esse reconhecimento aos movimentos sociais, bem como da sua pauta de reivindicações, é que torna a ação do estado de “vanguarda” e aí, fica negritado que um governo de esquerda, ao olhar as pessoas, respeitando sua organização, torna possível o caminho da mudança. Por isso ataques e perseguições serão sempre eminentes.
Aproveito esse assunto do MAB para abordar outro tema de igual relevância, de forma a mostrar como os programas sociais dos governos populares do PT, são, embora muita gente não perceba, fundamentais para o crescimento econômico do país. Não só pela inclusão social e distribuição de renda, como também pelas sinalizações que dão para a sociedade.
No caso do Bolsa Família, a inclusão de milhões de pessoas no mercado consumidor teve um efeito multiplicador tão importante, que, desde da era Vargas com a criação do salário mínimo, não tínhamos crescimento econômico com distribuição de renda nesse País, fato aliais que fez do Brasil, um dos países que menos sofreu com os efeitos da crise de setembro de 2008. Lula tinha razão, vendo o estrago que essa crise causou no mundo inteiro, de fato, aqui pode se dizer, em termos econômicos, ter sido mesmo uma “marolinha”. O Programa Minha Casa, Minha Vida, vem, não só para resgatar a cidadania do povo brasileiro, como tem impactos importantes na economia, posto que movimenta um dos maiores setores da economia, impactando diretamente tanto o mundo do trabalho como do capital.
No plano estadual, programas inovadores como o Bolsa Trabalho, que dá qualificação profissional; as diversas modalidades do Pró Jovem, que dão reforço pedagógico e profissionalizante para a juventude; o Navega Pará, maior programa de inclusão digital do país; são fundamentais para a colocação de milhares de trabalhadoras e trabalhadores no mercado de trabalho em condições mais favoráveis e, ao mesmo tempo, permitindo que as empresas possam ter ganhos de produtividade com a utilização de uma mão-de-obra mais qualificada.
Esses são alguns exemplos de como as esferas governamentais podem influenciar muito, cuidando das pessoas, o desenvolvimento econômico do país.

Nenhum comentário:

Postar um comentário