BLOG DO VICENTE CIDADE

Este blog tem como objetivo falar sobre assuntos do cotidiano, como política, economia, comportamento, curiosidades, coisas do nosso dia-a-dia, sem grandes preocupações com a informação em si, mas na verdade apenas de expressar uma opinião sobre fatos que possam despertar meu interesse.

quarta-feira, 10 de março de 2010

Coveiros de sonhos da casa própria! O que fazer?

Tenho 36 anos de idade, sou filho de um servidor público aposentado e de uma dona de casa, que por ter de cuidar de cinco filhos optou por trabalhar exclusivamente em casa. Já aos 13 anos de idade comecei a trabalhar, pois nossa família sofreu demais com o arrocho salarial que teve início no governo do Hélio Gueiros.
Comecei como “faz tudo” num restaurante, sem salários, pela minha ajuda ganhava agrados dos proprietários e gorjetas dos clientes. Depois, conquistei a amizade dos proprietários e por lá fiquei por vários anos. Posteriormente, fui trabalhar no ITERPA como servidor público temporário. Em 1994, fui exonerado, mesmo ano em que passei no vestibular para o curso de economia da UFPA. De 1994 a 1998 fiquei basicamente só estudando, sobrevivendo de estágios, bolsas de estudos e ajuda financeira familiar.
A partir de 1998, começou a virada em minha vida, fui trabalhar numa empresa de consultoria, inicialmente a remuneração era conquistada através de comissões, obviamente que como todo iniciante a gente não sabe nada e como o salário era em função da produção, na prática eu não ganhava nada, ou melhor, pagava para trabalhar, posto que a soma de transporte mais alimentação sempre superava minha comissão. Nessa época, ainda estudava e morava lá no Médici, o que exigia que saísse de casa pela manhã e só retornasse à noite, após a universidade.
Depois que me formei, a empresa me contratou como economista, responsável técnico da empresa, permanecendo nessa condição até a dissolução da empresa, em 2005. Com o encerramento da empresa, um dos sócios me convidou para que abríssemos uma nova empresa no mesmo ramo de consultoria, o que fizemos e que continuamos até hoje.
Como todo empresário, sofri bastante nos primeiros anos, posto que até a empresa começar a gerar um fluxo regular de receitas demorou alguns anos.
Hoje, após todos esses anos de dificuldade, um dos grandes sonhos de qualquer cidadão brasileiro deveria estar se realizando para mim. O sonho da casa própria.
Hoje, 10 de março de 2010, deveria estar recebendo as chaves do meu apartamento, comprado junto a Construtora Villa Del Rey, após pagar regularmente em dia todas as prestações do apartamento adquirido. Não estou. Sequer fui comunicado sobre o que levou ao atraso na entrega e, muito menos e principalmente, qual a previsão de entrega.
Pois bem, a quem devo recorrer? Não me interessa brigar judicialmente com a construtora. Quero é receber o meu apartamento.
Por conta disso, resolvi propor a criação de Agência Reguladora da Construção Civil. Não é possível que as pessoas sejam descaradamente desrespeitadas nas suas maiores expectativas e nada, absolutamente nada possa ser feito. É a situação mais comum nesse ramo: não respeitar o prazo de entrega das obras.
Em minha opinião, as construtoras que não respeitam prazo, deveriam ser punidas de alguma forma, elas pegam financiamento da Caixa para executar uma obra e simplesmente a fazem como melhor lhes convierem. Um absurdo.
Fico aqui com o meu protesto solitário, que aliais rima com otário, que é o que estou me sentindo agora.

49 comentários:

  1. Realmente você está correto nas suas palavras,haja visto que também estou passando uma situação quase que semelhante a sua junto a construtora Villa del Rey, nós que temos o SONHO da casa própria fica cada vez mais dificil concretizar isso.
    Um forte abraço..
    Heraldo

    ResponderExcluir
  2. Solitário otário.. gostei dessa Cidade.. porra jamais imaginei q uma construtora como a Villa del Rey tivesse uma postura tão sacana como essa...
    Vou verificar algumas possibilidades com uns amigos e te dou um retorno pra a resolução desse problema... solitário otário... era cômico se não fosse trágico...

    ResponderExcluir
  3. Passo pelo mesmo problema. provavelmente comprei o mesmo imovel do colega, o Rio das Pedras, cuja data de entrega era em 10.03.2010. engrosso o coro. Liguei pra VIlla Del Rey e fui informado que irão entregar dois blocos por vez, sendo que os dois primeiros para o final do mes. sacanagem. quem estiver morando de aluguel pode propor ação para que a construtora banque o pagamento.

    Edvaldo

    ResponderExcluir
  4. Pois é companheiro, é isso mesmo. Ainda inventaram essa onda de entregar aos pouco. É uma bandalheira. Vamo ver como é que vai isso e tem mais, se o IGP continuar subindo, a gente ainda terá que pagar os juros do período que eles atrasarem...é f...

    ResponderExcluir
  5. Pelo visto nao sofro sozinha... mas se serve de consolo para meus colegas vou informar que minha situacao e pior ainda... A Villa Del Rey alem de nao entregar os apartamentos do Residencial Campo Bello fez o favor de vender o empreendimento para uma construtora fantasma. Quando vamos pedir satisfacao eles dizem "... nao temos mais contrato com vcs..."
    Esse é o padrao Villa del Rey.

    ResponderExcluir
  6. Cara fiquei muito preocupado com os depoimentos porque minha familia também comprou um emprendimento dessa construtora o Porto Bello sei que a data de entrega do meu apt é só para 2011, mais já me preocupa muito o retrospecto que essa empresa está tendo nesses casos, como ainda falta muita prestação fico em duvida em colocar mais dinheiro no fogo. Vou procurar saber a situação do emprendimento Porto Bello. e concerteza temos que fazer força para os outros empredimentos sejam entregues logo. abraço ... a todos
    Michel

    ResponderExcluir
  7. Muito bom ter encontrado esse espaço para dividir, essa grande aflição.Também estou pagando um aptº no Porto bello, e tenho uma amiga no Campo Belo. Interessante que alguns meses atras desejei tranferir o contrato e me fizeram um calculo que dos 20.000,00 que paguei só receberia por volta de 3.0000,00.Alegaram que era quebra do contrato, e agora será que prevalece essa teoria pra os que foram lesados pois minha amiga sequer foi comunicada da mudança.Por favor quem puder dar melhores esclarecimentos divulgue,vamos torcer por um final feliz .

    ResponderExcluir
  8. Srs. foi criada uma comunidade no twitter afim de que possamos nos unir e reaver o nosso dinheiro limpo.Investimos acreditando que essa arapuca fosse cumprir o que estava no contrato de compra e venda e nos anúncios, de que já tinha entregue 10.000 imóveis entre Belém, Salvador e Brasília, descobrir e confirmado que nunca empreenderam nada em SSa e Brasília(propaganda enganosa)façam posts das suas amarguras neste link http://twinester.mtv.uol.com.br/vitimas-da-contrutora-del-rey

    ResponderExcluir
  9. Srs. caimos no golpe imobiliário, a CONSTRUTORA VILLA DEL REY, anuncia que já empreendeu 10.000 imóveis em Belém, Salvador e Brasilia, isso é propaganda enganosa pq nunca construiu imóveis em Salvador nem em Brasilia...no último dia 13.05.2010 entrou com pedido de concordata(Recuperação Judicial) na 12ª vara cível, portanto vamos nos unir e tentar receber o que pagamos para esses estelionatários. Postem suas reclamações nesse link do twitter http://twinester.mtv.uol.com.br/vitimas-da-contrutora-del-rey

    ResponderExcluir
  10. A VILLA DEL REY entrou com pedido de concordata (Recuperação Judicial) na 12ª vara cível em 13.03.2010, isso quer dizer fica blindada(imune) de qualquer ação judicial por 180 dias... isso quer dizer, está sinalizando que vai dá o mesmo golpe que a ENCOL deu em anos atrás.http://twinester.mtv.uol.com.br/vitimas-da-contrutora-del-rey

    ResponderExcluir
  11. Estou com uma comunidade no Orkut (http://www.orkut.com.br/Main#Community?cmm=102290292), que tem como objetivo juntar pessoas, que adquiriram imóvel no Porto Bello Residence da Villa Del Rey, para tomarmos uma devida satisfação. Não tenham medo! Vamos nos unir e fazer a coisa certa, através de um contato direto com a construtora. Tem gente com entrega vencida desde junho de 2009. Tem gente pagando aluguel caro! Vamos agir!!! Quanto antes, melhor!!!

    ResponderExcluir
  12. Gente precisamos reunir para definir que ações poderemos tomar contra esses espertos... eu continuo pagando os boletos será que vale a pena? e vcs também botando dinheiro bom num empreendimento duvidoso?
    O QUE MELHOR SERÁ PRA NÓS? só reunindo pra definir.
    abraço

    ResponderExcluir
  13. Me encontro na mesma situação, comprei tambem um apto no Rio das Pedras e gostaria de estar unindo forças para tentarmos resgatar nosso imóvel. Falei com advogado e ele disse que temos que nos unir e fazer uma ação coletiva com o maior número possível de compradores contra a villa del rey para o ministério público o mais urgente possível, antes que ela entre em concordata ou falência.
    Gostaria da ajuda de todos para conserguimos essa ação.
    Se algum de vocês estiverem interessados entre em contato pelo email: larissa@kgmrep.com

    ResponderExcluir
  14. Olá pessoal.
    Estou também nessa situação. Comprei no Rio das Pedras e vou, com certeza, entrar com uma ação judicial contra a Villa Del Rey. Amanhã estarei também consultando um advogado, independentemente de qualquer ação coletiva, mas também acho que quanto mais pessoas mobilizadas, melhor. Contato: hjbsousa1@hotmail.com

    ResponderExcluir
  15. estou querendo saber se já começaram a formar um grupo p mover ação judicial contra a construtora. estou pagando empreendimento no resid.PORTO BELLo e preciso orientação a respeito.silvia.

    ResponderExcluir
  16. Eu também fui vítima, só que em situação pior do que a dos colegas: paguei toda a parte da construtora (aprox. R$ 52.000,00), meu imóvel no Porto Bello deveria ter sido entregue em junho/2009 e não existe um tijolo sequer de construção.
    HOJE TIVE A MELHOR NOTÍCIA DE TODAS, O JUIZ ACATOU O PEDIDO DE RECUPERAÇÃO JUDICIAL (BREVE SAIRÁ O EDITAL), TODAS AS AÇÕES ESTÃO SUSPENSAS, OU SEJA, SÓ DEUS PODE NOS AJUDAR NESTA CAUSA... !!!!
    Quem quiser trocar ideias: patriciaraposo@yahoo.com.br

    ResponderExcluir
  17. Comprei um apartamento no Rio das Pedras. Já havia antecipado parcialmente o valor das chaves quando soube da bancarrota da Del Rey. No diário do pará de hj eles publicaram um anúncio dizendo queestão parcelano os débitos dos adquirentes que estão em atraso. Há um boato que eles vão entregar os apartamentos do Rio das Pedras de forma parcelada. Eu torço para que isso aconteça, pois eu entro na justiça e peço que abatimento do valor final, pois eles não vão entregar as áreas comuns. Ouvi dizer que o proprietária da Del Rey deve muita grana para um agiota e ele entrou com a ação falimentar para se proteger desse agiota.

    ResponderExcluir
  18. Oi pessoal
    Se vcs tem orkut, entre na comunidade do rio das pedras. Lá estamos trocando idéias e unindo futuro moradores do condomínio.O nome é rio das pedras - belém.

    ResponderExcluir
  19. Estou pagando um empreendimento da villa del rey (porto esmeralda).Até agora depois de pagar a 11ª parc., não foi realizada nenhuma obra no local.Gostaria de saber se tem aleguem interessado em reunir uma equipe e cobrar diretamente da empresa.Aguardo resposta.

    ResponderExcluir
  20. Marcus, tabm adquiri empreendimento no Porto Esmeralda, estou pagando religiosamente as parcelas. Estou interessada em reunir com alguem que queira tomar alguma providencia a respeito do assunto. Meu nome e Nazare Rabelo (nazarabelo@hotmail.com).

    ResponderExcluir
  21. Olá gente, eu tbem paguei um montante de 10.000,00 por um ap no Porto Bello, mas um amigo me avisou que essa construtora estava com problemas financeiros, então eu decidi que não iria mais colocar meu dinheiro suado no fogo, só que o que eles me propuseram devolver foi apenas 20% desse valor, mas nem isso eu consegui reaver com essa intervenção judicial, preciso me unir á vcs nesta luta, meu email é ginnah_cruz@hotmail.com...um abraço!

    ResponderExcluir
  22. Sugiro que deixemos de conversar e partamos para a ação.

    Segue meu telefone e e.mail prá quem quiser levar isso adiante: 091-9112-9887. Já mandei e.mails para alguns que deixaram os seus anotados em outros comentários, mas não recebi retorno. Vou deixar o meu: edunazar@ig.com.br

    ResponderExcluir
  23. Já temos um modelo de Edital p/convocar promitentes compradores e vamos
    eleger local e data para formar uma comissão de futuros moradores do Rio das Pedras. Quem quiser se juntar à nós imediatamente
    , favor me contactar. Eduardo Dias - edunazar@ig.com.br, 091-9112-9887.

    ResponderExcluir
  24. Bom,legal saber que existem pessoas envolvidas por um bem em comum;sua casa propria direitos de todos.
    estive essa semana,no escritorio da villa del rey
    conversei com fucionarios e ex,muito relatos,muito jogo de centura muito coisa solta no ar.
    Convercei com um advogado de uma outra construtora realmente,e ficou claro que e um jogo de cartas das,contratos que tem duplo sentido.
    o meu caso e muito complicado em relação ao meu apartamento,ainda não moverão uma palha.
    fico preocupado em colocar mais dinheiro em risco.entre em cotato:comfortmoveis@hotmail.com

    ResponderExcluir
  25. Senhores, estou solicitando sugestões de locais públicos ou privados seguros, de preferência SEM ÔNUS/CUSTO, onde possamos nos reunir ainda nesta semana com a preferência do advogado para tratar sobre o assunto: "RIO DAS PEDRAS".

    Conto com a colaboração de todos.

    Eduardo Dias- 9112-9887 - edunazar@ig.com.br

    ResponderExcluir
  26. REUNIÃO DIA 19.08.10 ÀS 20 H
    Prezados senhores,

    Convido todos vocês e demais futuros moradores que por ventura V.Sas. conheçam, a comparecer no local, hora e data abaixo prá tratarmos do assunto VILA DEL REY/RIO DAS PEDRAS, principalmente na presença do advogado:

    LOCAL:
    AV.ALTE.WANDENKOLK, 1243, SL 1606(E/ DOM.MARREIROS E BOAVENTURA) ED.ALTE WANDENKOLK, ESCRIT. DA ENAP, empresa de também morador, VICENTE CIDADE.

    DATA: 19.08.10

    HORA: 20h

    ResponderExcluir
  27. O ,oradores do campo bello estão em uma situação muito parecida. Veja em nosso blog.
    http://campobello9000.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  28. DEL REY – O empreendimento Rio das Pedras na Augusto Montenegro, ganhou novas datas de entrega comunicadas esta semana aos clientes, e confirmadas pelo banco Santander.
    Blog do Bacana 19.09.10

    Isso é verdade?

    ResponderExcluir
  29. Enquanto vocês ficam discutindo e decidindo o que fazer, a Villa Del Rey enche os bolsos com os otários que ainda estão pagando. Eu entrei na Justiça assim que o Programa Jeferson Lima denunciou os atrasos da Villa Del Rey. O Juiz já deu ganho de causa pra mim. Só estou esperando terminar os 180 dias de Recuperação Judicial para reaver meu dinheiro. Boa sorte a vocês!

    ResponderExcluir
  30. Eu tambem estou pagando religiosamente por um empreendimento(Porto Esmeralda), estive no escritório e me foi explicado que foi pedido na justiça a recuperação de crédito e que após a decisão judicial é que iriam começar a retomada da construção dos empreendimentos pendentes, soube por fonte fidedigna que eles conseguiram um empréstimo de uma institutição bancária para a retomada das obras, mas até agora pelo menos no meu caso, eu passo lá na Mário Covas e apenas o terreno murado sem nenhum benefício que indique que eles tem intenção de construir, muitas pessoas já desistiram e estão na justiça ou simplesmente abandonaram os contratos, perdendo tudo e ainda sendo cobrados judicialmente pela quebra de contrato, estamos no mato sem cachorro, se deixamos de pagar: somos processados e perdemos nosso suado dinheiro, se continuamos pagando: ficamos à mercê da sorte, o sonho virou pesadelo, o quê fazer? alguém me responda por favor....

    ResponderExcluir
  31. claros amigos coprei o empredimento safira a obra anda nen começou ja paguei 1 ano e meio por favor alguem me responda o q eu devo fazer alcino 88347733

    ResponderExcluir
  32. Amigos que compraram aptº do porto esmeralda e tem informações recentes sobre o empreendimento, por favor me liguem! 88129970

    ResponderExcluir
  33. Olá colegas, me chamo Cristina e também comprei um apto da Construtora Villa Del Rei, o empreendimento é o Porto Bello, e hoje para quem não sabe aconteceu uma reunião no Hilton, com credores, representantes da Construtora e juiz, para decidirem a entrega dos empreendimentos. Soube também que o Rio das Pedras será entregue, os dois primeiros blocos e isso eles só conseguiram , porque organizaram uma COMISSÃO COM CERCA DE 15 A 20 PESSOAS que compraram os aptos, contrataram advogados e botaram quente, Deixo aqui o meu apelo, se alguem conhecer ou tiver interesse em participar da COMUNIDADE PORTO BELLO, estamos dispostas a brigar pelo nosso sonho
    meu e-mail é crisjsantos@yahoo.com.br.

    ResponderExcluir
  34. Olá me chamo Cristina e também estou correndo atras do prejuizo, comprei um empreendimento da Villa del rey Porto Bello e hoje dia 26 de novembro teve uma reunião ho Hilton sobre os empreendimentos da construtora e tenho novidades atenção vcs que compraram o mesmo empreendimento que o meu me acione por favor é muito importante
    mcrisjsantos@yahoo.com.br ou 9117 04 90

    ResponderExcluir
  35. Olá me chamo Socorro, e estou desesperada para saber o que eu faço, comprei um empreendimento no Safira, já paguei 14 parcelas, e não vejo nada acontecer,não sei continuo pagando ou se cancelo e perco todo o dinheiro que investir, por favor, alguém que tiver alguma informação concreta, me ajude, no e-mail msocorromarques@yahoo.com.br

    ResponderExcluir
  36. Olá, achei seu blog e ví os comentários a respeito da Villa Del Rey. Tenho dois empreendimentos no Porto Belo e estou muito preocupada, pois não sei oq fazer, e ainda por cima , não estou morando em Belém, estou afastada das notícias sobre este condomínio que estou pagando a anos e não sai nada de lá. Quando ligo pra empresa, eles nada sabem me dizer. Por favor, pode me dar alguma notícia atualizada de lá ou a respeito da construtora se vai falir ou não. Abraços.!

    ResponderExcluir
  37. Caro anônimo, em outras postagens que fiz também aqui no blog, você pode acessar pela barra de busca com o tema Villa Del Rey, outras informações sobre essa empresa.
    De concreto o que posso te falar é que a empresa está sob recuperação judicial e aprovou na justiça um plano de recuperação que prevê pagamento de credores, novos cronogramas de entrega de suas obras e ainda o repasse de algumas obras para outras construtoras.
    Infelizmente não sei te informar agora de pronto, como está a situação desse empreendimento especificamente.

    ResponderExcluir
  38. Vicente, estamos acompanhando a evolução dos fatos pelo seu blog e queremos participar mais efetivamente, o que podemos fazer?

    mnave@uol.com.br
    del_araguaia@hotmail.com

    ResponderExcluir
  39. Olá me chamo Socorro Marques, comprei um aptº no Safira, pagando em dia, já iria fazer dois anos agora em agosto, só que eu tinha que pagar cinco mil em setembro, já tinha pago oito mil, e nada e nem previsão de nada o mato e até as placas estão caindo, decidi cancelar e perdi tudo. Não sei se tenho como reclamar judicialmente, pois preferir perder oito a perder treze, me dê uma luz,

    ResponderExcluir
  40. comprei aptº no porto safira paguei R$ 8.0000,00 e cancelei pois sei que a caixa não vai financiar o imóvel, quero entrar em contato com pessoas na mesma situação que eu, msocorromarques@yahoo.com.br

    ResponderExcluir
  41. Ola, tambem comprei um imovel da vila del rey e ate agora nada( porto esmeralda ). Se alguem estiver na mesmo situação entre em contato
    email: jmartinsgomes@gmail.com

    ResponderExcluir
  42. OI PESSOAL VCS JA SABEM QUE O ESCRITÓRIO DELE QUE MUDOU ESTA PERTO DO CIDADE JARDIM II UM GALPÃO BEM ESTRANHO...

    ResponderExcluir
  43. Bom dia a todos, gostaria de saber se ainda existe a comissão que se formou para acompanhar as obras do Rio das Pedras, se ainda são marcadas reuniões ou se existe algum blog ou site onde essa comissão possa deixar claro o que a construtora não nos passa, também sou proprietário de um apartamento no condomínio Rio das Pedras.

    ResponderExcluir
  44. Galera, sou mais uma lesada por esta empresa safada, estou precisando saber se tem alguma ação em andamento? pois estou com dinheiro parado lá e ainda por cima pagando aluguel, precisamos nos unir. (comprei no Porto Belo) meu e-mail é idelsouza@ig.com.br, por favor me mandem alguma noticia sobre este assunto e vamos mover um ação em conjunto.

    ResponderExcluir
  45. Olá pessoal me chamo Antonio e, graças a Deus consegui uma vitória contra esses safados. Depois de tanta enrolação deles, entrei na justiça e finalmente consegui meu dinheiro de volta e a indenização. Falta resolver mais algumas coisas, pois eu ainda tinha outro pra alugar!
    Eu contratei um escritório especializado nesse assunto. Quem quiser o e-mail dele tá aí: guilherme@ismaelmoraes.com.br.

    O meu é antoniosoares@hotmail.com
    Vamos nos unir e lutar !
    grande abraço pessoal

    ResponderExcluir
  46. Antônio disse
    Olá pessoal, me chamo Antonio e finalmente consegui uma grande vitória contra essa quadrilha que anda enganado tanta gente. Depois de tanta conversa fiada eu ganhei na Justiça meu dinheiro de volta e uma indenização por dano moral. Temos que nos unir sempre nesses casos, como os advogados me disseram. Eles reunem várias pessoas e entram com dano coletivo.

    O e-mail deles é guilherme@ismaelmoraes.com.br

    o meu é antoniosoares@hotmail.com

    Força pessoal e grande abraço!

    ResponderExcluir
  47. Gente,estive no "canteiro de obras" do Porto Esmeralda e Porto Safira. Não tem nada, nada, construído. É tudo enrolação....No escritório,os sfados falaram que as obras devem iniciar em outubr54o, para entrega em Dezembro/2012. Sacanagem...Não tem nada resolvido. Estou entrando com advogado para resolver a questão.

    ResponderExcluir
  48. A informação que tenho é a Villa Del Rey dará prioridade para o término do Rio das Pedras e do Cidade Jardim II, inclusive previsto no termo judicial de concordata da empresas. Os outros empreendimentos só iriam continuar após essas entregas.

    ResponderExcluir
  49. gostaria de receber mais a informaçoes pois estou no mesmo barco comprei um apartamento no porto esmeralda fui lá ver a obra e não encontrei nada até o tal de mestre antonio que seria o reponsavel pela obra se escondeu uma falta de respeito

    ResponderExcluir