BLOG DO VICENTE CIDADE

Este blog tem como objetivo falar sobre assuntos do cotidiano, como política, economia, comportamento, curiosidades, coisas do nosso dia-a-dia, sem grandes preocupações com a informação em si, mas na verdade apenas de expressar uma opinião sobre fatos que possam despertar meu interesse.

terça-feira, 9 de março de 2010

Cenários eleitorais para 2010




Numa eleição, é fácil saber como se começa, mas é extremamente difícil prevê como terminará. Tenho acompanhado a evolução dos cenários traçados por algumas pessoas na blogoesfera, mais, confesso que ainda não consegui me convencer de que haja uma tendência do PMDB a investir numa candidatura própria.

Na postagem que publiquei aqui, com título de “A Escolha de Barbalho”, aponto alguns motivos pelos quais acredito que o Dep. Federal Jader Barbalho assumiria um grande risco político se mantiver sua candidatura ao governo. Riscos esses que a cada dia ficam mais evidentes, tais como o resultado do julgamento do pedido de relaxamento da prisão do governador Arruda, por exemplo, que demonstrou sutilmente uma cerca tendência daquele colegiado em dar novas sinalizações para a sociedade, quanto à corrupção na esfera política.

Ao meu ver, a grande maioria das análises que colocam Jader como candidato a governador, ou relevam esse fato, ou acreditam na banalização da corrupção no jogo eleitoral, ou seja, o retorno do velho jargão do “Rouba mas faz”, o que eu particularmente não acredito.

Do ponto de vista do cenário eleitoral do estado, a aliança propalada que poderia envolver PMDB, PTB, DEM, PR e PDT, poderia eventualmente fortalecer nomes como o de Duciomar, Valéria/Vic, Anivaldo/Lúcio Vale, para uma possível disputa contra o Helder Barbalho em 2014. Por outro lado, partindo do princípio de que Jader não seja o candidato, que vantagem teria o PMDB em lançar outro nome e com isso, de carona, viabilizar a candidatura de Jatene do PSDB, inclusive indo de encontro a estratégia nacional de apoio à Dilma?

Concretamente, se o PMDB apoiar a reeleição da gavernadora Ana Júlia, o cenário para 2014 estará, aparentemente, mais controlado, em tese PT e PMDB sairiam fortalecidos e ambos teriam condições de disputar as eleições de 2014, em condições de igualdade, ou seja, com novas lideranças propostas à sociedade.

Um comentário:

  1. CIDADE, O JADER ESTA FAZENDO PRESSÃO, ESTA CRIANDO DIFICULDADE PARA VENDER FACILIDADES. SE ELE ENSAIAR UMA CANDIDATURA SEUS RISCOS SAO MT GRANDES, PRIMEIRO ELE PODE ACABAR PRESO E TENCIONADO PELA MIDIA NACIONAL POR SEUS ATOS DE CORRUPÇÃO, SEGUNDO, ELE COMPROMETERIA SUA ESTRATEGIA CENTRAL QUE É A ELEIÇÃO DO SEU FILHO PARA GOVERNADOR EM 2014, POIS TERIA MAIS ADVERSARIOS COM A POSSIBILIDADE DE LANÇAR DUCIOMAR, ANIVALDO E A PROPRIA VALÉRIA.

    ResponderExcluir