BLOG DO VICENTE CIDADE

Este blog tem como objetivo falar sobre assuntos do cotidiano, como política, economia, comportamento, curiosidades, coisas do nosso dia-a-dia, sem grandes preocupações com a informação em si, mas na verdade apenas de expressar uma opinião sobre fatos que possam despertar meu interesse.

segunda-feira, 19 de agosto de 2013

Até o Michel Temer sabe que é difícil o PT - Pa apoiar o Helder no primeiro turno. Só o Bordalo não sabe disso !!

Em reunião no Jaburu, PMDB e PT discutem parcerias para 2014TAI NALON
DE BRASÍLIA

O vice-presidente Michel Temer reúne na noite desta segunda-feira (19), no Palácio do Jaburu, sua residência oficial em Brasília, parte da bancada peemedebista e aliados do PT para fazer um diagnóstico da relação entre os dois partidos nos Estados.

Na pauta, estão as eleições estaduais do ano que vem e como elas podem impactar o palanque da presidente Dilma Rousseff e do próprio Temer em 2014.

A análise do cenário nos Estados --com a percepção de onde haverá palanque único, onde terá palanque duplo e onde apoio já é dado como favas contadas-- será essencial para discutir posteriormente também qual o papel que o PMDB terá num eventual segundo mandato.

O cenário mais delicado está no Rio, com os problemas de relacionamento entre o senador petista Lindbergh Farias, pré-candidato, e o governador Sérgio Cabral (PMDB). Para interlocutores do vice-presidente, entretanto, há uma intenção de reaproximação entre o PT nacional e o PMDB fluminense.

Ao contrário da Bahia, onde o cenário de conflagração entre o PT de Jaques Wagner e o PMDB de Geddel Vieira Lima já é fato consumado para a definição das alianças para a campanha estadual de 2014. Ambos os partidos trabalham sem a perspectiva de apoio recíproco no cenário nacional.

Também é considerada delicada a situação dos palanques da Paraíba, do Pará, do Ceará e do Maranhão. Casos que já estão praticamente resolvidos são Mato Grosso, Goiás, Minas Gerais, Santa Catarina e Alagoas, que devem ter apoio recíproco certo.

A reunião ocorre em meio a um clima especialmente tenso de Dilma com a base aliada no Legislativo. Embora aliados relativizem o impacto da crise política na formação e na renovação de alianças regionais, a presidente aguarda a retirada de pauta de "vetos-bomba" para o governo federal, que podem ainda ser analisados nesta semana.

Estão presentes na reunião o presidente da Câmara, Henrique Eduardo Alves (PMDB-RN), o presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), além do presidente do PT, Rui Falcão, os líderes do governo na Câmara e no Senado, José Guimarães (PT-CE) e Eduardo Braga (PMDB-AM). Também estão no Palácio do Jaburu o líder do PMDB na Câmara, Eduardo Cunha (RJ), e os senadores Jader Barbalho (PMDB-PA), Wellington Dias (PT-PI), Romero Jucá (PMDB-RR) e Eunício Oliveira (PMDB-CE).

Nenhum comentário:

Postar um comentário