BLOG DO VICENTE CIDADE

Este blog tem como objetivo falar sobre assuntos do cotidiano, como política, economia, comportamento, curiosidades, coisas do nosso dia-a-dia, sem grandes preocupações com a informação em si, mas na verdade apenas de expressar uma opinião sobre fatos que possam despertar meu interesse.

terça-feira, 5 de abril de 2011

Desenvolvimento sem Ciência & Tecnologia: Eis a fórmula de Jatene !!

Destaco aqui parte de um post extraído do blog Proposta Democrática, que menciona o esvaziamento da SEDECT, secretaria criada pela governadora Ana Júlia a partir do desmembramento da antiga SECTAM e a junção com a também extinta SEICOM.

No governo Ana Júlia a SEDECT foi estratégicamente pensada para unificar os temas de desenvolvimento e ciência & tecnologia, não por acaso, pois a visão do governo era de implementar um Novo Modelo de Desenvolvimento para o estado, pautado na verticalização da produção e na inserção da inovação tecnológica.    


Durante o governo de Ana Júlia, a SEDECT implementou uma moderna lei de incentivos fiscais, estabelecendo parâmetros concretos de enquadramento para as empresas demandantes do benefício; Implementou uma política de revitalização dos distritos industriais de Belém, Ananindeua e Marabá; Implantou o Parque Tecnológico do Guamá e conseguiu financiamento para implantação de outros dois parques tecnológicos em Marabá e Santarém; Foi responsável direta para vinda dos pólos produtivos da ALPA em Marbá e do Biodiesel da Petrobras em Tome-Açu, Cametá e Belem; Além de implantar o maior programa de inclusão digital do Brasil, o NAVEGAPARÁ.

Agora, a SEDECT será desidratada para dar vez a velha filosofia tucana de centralização das decisões estratégicas para o estado, com isso o governador Jatene trás exclusivamente para si as relações do estado com os grandes empreendimentos. Provavelmente as decisões sobre as concessões dos incentivos devem ir para a SEGOV ou SEPOF, não respeitando mais a critérios técnicos previamente definidos, mas a outros interesses, bem ao exemplo das negociações do Caso CERPASA.

Leiam abaixo o que diz o professor Trindade, do blog Proposta Democrática:


"...Por falar em programa e agenda de ações a última notícia que julgamos fazer referência, é a entrevista do atual Secretário de Desenvolvimento, Ciência e Tecnologia, o Professor Alex Fiúza, a um dos dois jornalões locais. A entrevista vale mais pelo que não está dito, do que pelo que está dito.



De uma maneira geral a agenda “tecnológica” da SEDECT parece mantida, mesmo que com orçamento quase quatro vezes menor, considerando, inclusive, as captações de recursos já realizadas na gestão anterior.


O que não fica dito, ou fica nas entrelinhas, refere-se ao desmembramento do componente “desenvolvimento” da pasta, que passará a ser uma Secretaria de Ciência e Tecnologia. O que mais fica curioso é na própria chamada da entrevista o que aparece como desafio seria “conciliar empresários e cientistas”.

O esvaziamento da SEDECT e o estreitamento da pauta de desenvolvimento aos meros “incentivos fiscais”, bem ao gosto dos segmentos mais atrasados do empresariado local e, por outro, a contemporização com a percepção própria do tucanato de que o mercado tudo resolve, bastando a “cultura da interlocução”, infelizmente não faz jus ao potencial e capacidade do Professor Alex Fiúza."

Um comentário:

  1. Por estas e outras atitudes, é que a Sociedade Civil Organizada deve, através de bons Advogados, pedirem a cassação da chapa Jatene/Heleninson. Chances há, pois cometeram crime eleitoral ao receber doações de 02 Hospitais privados de Juiz de Fora- Minas gerais, mas que recebem pacientes do SUS. Basta uma investigação da Procuradoria Federal. Somente assim, poderemos deter o mal que está assolando o Pará. Vamos acionar o Dr. Felicio Pontes ou o Dr. Ubiratan Cazeta

    ResponderExcluir