BLOG DO VICENTE CIDADE

Este blog tem como objetivo falar sobre assuntos do cotidiano, como política, economia, comportamento, curiosidades, coisas do nosso dia-a-dia, sem grandes preocupações com a informação em si, mas na verdade apenas de expressar uma opinião sobre fatos que possam despertar meu interesse.

segunda-feira, 18 de abril de 2011

Lula trabalhará por projeto de reforma política, diz presidente em exercício do PT - 18/04/2011 - UOL Notícias - Política

Lula trabalhará por projeto de reforma política, diz presidente em exercício do PT - 18/04/2011 - UOL Notícias - Política

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva será “um catalisador” para um projeto de reforma política que, pelas estimativas de lideranças petistas, possivelmente será votado até setembro no Congresso Nacional.
Nesta segunda-feira (18), Lula se reuniu com líderes do PT em seu escritório político, na capital paulista, para iniciar uma articulação que envolva movimentos sociais e partidos com representação na Câmara, incluindo os oposicionistas.
"O ritmo e a participação dele são fundamentais para que o processo tenha sucesso”, disse o deputado estadual Rui Falcão, presidente em exercício do PT. Ele afirmou que o ex-presidente quer ouvir várias forças políticas, sem adotar necessariamente as idéias do PT para uma reforma.
“Ele pode ser o catalisador desse movimento”, afirmou Falcão. Estiveram presentes no encontro os líder do PT no Senado, Humberto Costa (PE), e na Câmara, Paulo Teixeira (SP), além de autoridades do governo Lula.
O presidente em exercício do PT evitou dizer se a proposta capitaneada por Lula, que ainda será elaborada, valeria já para as eleições municipais de 2012. “Quem tem que aferir isso é o Congresso.”
Entre as medidas a serem defendidas por Lula no início do diálogo com os outros partidos estão o financiamento público exclusivo de campanha. “Essa é uma das questões que têm maior consenso no Congresso”, disse Falcão.
O líder do PT na Câmara afirmou que “este é o momento para reformas” e que a presidente Dilma Rousseff (PT) mantém a reforma política como uma de suas principais preocupações no governo.
PMDB e 2012

Sobre as discordâncias na base aliada para a elaboração do projeto, Teixeira afirmou que espera “votar o que for mais factível”. O PMDB, principal aliado da chefe do Executivo, por exemplo, tem idéias divergentes sobre sistema de voto e financiamento de campanha.
O papel de Lula como articulador paralelo do PT continuará nesta terça-feira (19), quando ele se reúne com prefeitos petistas em Osasco para definir estratégias para as eleições de 2012.

Nenhum comentário:

Postar um comentário