BLOG DO VICENTE CIDADE

Este blog tem como objetivo falar sobre assuntos do cotidiano, como política, economia, comportamento, curiosidades, coisas do nosso dia-a-dia, sem grandes preocupações com a informação em si, mas na verdade apenas de expressar uma opinião sobre fatos que possam despertar meu interesse.

segunda-feira, 18 de abril de 2011

Blog do Zé Carlos do PV: Reforma política terá audiência pública em Belém

Blog do Zé Carlos do PV: Reforma política terá audiência pública em Belém

A comissão da Reforma Política da Câmara dos Deputados acaba de divulgar o seu calendário de audiênicas públicas por todo o Brasil. A do Pará será no dia 09 de maio, segunda-feira, sem local e horário ainda definido.
O tema é palpitante de real interesse para democracia brasileira. Todos, mas todos mesmos, devem participar e apresentar propostas para aprimorar nossas instituições, dando-lhes legitimidade necessária para produzir leis e políticas públicas do interesse geral.
O ex-presidente Lula, por exemplo, já foi escalado pelo PT para percorrer o país defendendo as propostas políticas do seu partido. Marina Silva pode desempenhar um bom papel, mesmo com propostas polêmicas como candidatura avulso, uma propostas individual e não do Partido Verde.
O PV defende propostas avançadas, como o reforço ao sufrágio universal, pluripartidarismo, o fim do voto obrigatório, completa separação dos poderes, reforço aos princípios norteadores do federalismo, e uma nova consulta a população sobre a adoção do parlamentarismo. a candidatura avulsa, porém, pode ser um risco imenso, pois possibilita a eleição de governantes fragilizados que ficarão refém do poder legislativo, provocando instabilidade democrática perigosa ou subordinação a chantagens políticas, prefiro trabalhar para transformar os partidos em instituições democráticas, como estamos fazendo no próprio PV.
Vamos nos preparar e participar do evento publico promovido pela Câmara Federal e apresentar nossas propostas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário