BLOG DO VICENTE CIDADE

Este blog tem como objetivo falar sobre assuntos do cotidiano, como política, economia, comportamento, curiosidades, coisas do nosso dia-a-dia, sem grandes preocupações com a informação em si, mas na verdade apenas de expressar uma opinião sobre fatos que possam despertar meu interesse.

quarta-feira, 29 de dezembro de 2010

Resposta do blog aos leitores !! Parte I

No ínicio pensei apenas em responder a provacação do leitor no próprio espaço reservado a comentários, no entanto, conforme fui escrevendo a resposta se transformou num artigo, até interessante se me permitem, por isso resolvi publicar aqui na folha de capa.

O comentário foi feito nesse post Comentário postado no blog A Perereca da Vizinha !! e quem tiver interesse é só clickar no link.


Anônimo disse...

É Cidade, realmente a Ana Júlia governou para o povo, diga-se de passagem o povo dela: a esteticista, a cabeleleira, o ex, o atual e os cupichas dela. E o povo para quem ela diz que governou, tirou-a do cargo.
29 de dezembro de 2010 13:55


Resposta do Blog:

Caro anônimo,


Na democracia é assim que funciona, o povo coloca e o povo tira.

Por outro lado, eleição é um fenômeno que depende de muitos fatores, muitos dos quais, as vezes, nem estão sobre a governabilidade do candidato, outros, ao contrário, são superestimados, como a disputa no campo dos marqueteiros, por exemplo, há até quem chame candidato de “produto”. Esse é o jogo.

Agora, a verdade é que independente da percepção negativa que o povo teve sobre o governo de Ana Júlia, por diversos motivos, a governadora fez sim um governo voltado para os mais carentes, quer você admita ou não.

Não quero aqui fazer um balanço completo do governo, mas, de forma bem rápida e não ordenada por importância, nominar algumas das ações desse governo que tiveram como resultado e melhoria das condições de vida do povo do Pará.

Então vejamos:

1) Ana Júlia implantou o maior programa de inclusão digital do país, o NavegaPará, com mais de 170 infocentros inaugurados, onde além de acesso ao mundo digital e povo mais carente recebe cursos de informática e isso, tu sabes, reflete diretamente na oportunidade e qualidade do emprego dessa gente, ou seja, melhora no nível salarial;

2) Implantou também um programa social que foi premiado como modelo de porta de saída da pobreza, o Bolsa Trabalho, programa pelo qual a juventude recebe um benefício monetário e capacitação profissional para impulsionar a sua inclusão no mercado de trabalho formal. Nesses quatros anos foram mais de 70 mil bolsas, sendo que mais de 25 mil jovens entraram no mercado de trabalho com carteira assinada.

3) Sua parceria com o governo federal possibilitou a implantação no Pará de novos pólos produtivos, que terão grande impacto na economia paraense nos próximos anos, com geração de mais de 120 mil empregos nos próximos anos. A governadora conseguiu articular a pólo siderúrgico em Marabá, que se formará em torno da ALPA, empresa que Jatene havia perdido para o Maranhão; o pólo de Bioenergia da Petrobras em Tomé-Açu, outra empresa que havia deixado o Pará e que agora volta para dar um grande salto na economia das regiões do Capim e Tocantins; o pólo de energia que se formará em Altamira, com a construção da UHE de Belo Monte.

4) Foi por meio de muita articulação da governadora Ana Júlia que o governo federal resolveu fazer a obra mais importante da historia do Marajó, o Linhão do Marajó, que vai levar energia firme da UHE Tucuruí para o arquipélago. Essa obra era o sonho da população marajoara que sabe que sem energia não chega o desenvolvimento. O custo da obra é superior a R$ 500 milhões e não tem viabilidade econômica nem de curto, nem de médio prazo, logo, só um governo com muita sensibilidade social seria capaz de defendê-la.

5) Não sei se é do conhecimento de todos, mas o Programa Luz para Todos, do governo federal, exige uma contra partida de 10% dos governos estaduais. Quando a governadora Ana Júlia assumiu em 2007, o programa estava paralisado por causa da falta de recursos da contra partida estadual, faltava concluir a Etapa 5 e começar as Etapas 6, 7 e 8. A governadora Ana Júlia garantiu esses recursos e retomou o programa no Pará e atualmente é o estado com o maior número de ligações executadas em todo país.

Nenhum comentário:

Postar um comentário