BLOG DO VICENTE CIDADE

Este blog tem como objetivo falar sobre assuntos do cotidiano, como política, economia, comportamento, curiosidades, coisas do nosso dia-a-dia, sem grandes preocupações com a informação em si, mas na verdade apenas de expressar uma opinião sobre fatos que possam despertar meu interesse.

sábado, 11 de dezembro de 2010

No Brasil, a blogosfera derrotou o PIG. Já no Pará, o PT e campanha de Ana praticamente desprezaram a blogosfera.

Ontem, no final da tarde, batendo aquele papo típico de sexta-feira, eu e meu sócio conversávamos sobre o papel importantíssimo que a blogosfera exerceu na campanha da presidente eleita Dilma, chegando a seguinte conclusão.

O exército de blogueiros a disposição da campanha de Dilma conseguiu um feito inimaginável, derrotar a perversidade da união política da Rede Globo, do Grupo Folha, da Veja, de setores religiosos conservadores e da ultra-direita reacionária, todos juntos articulados em torno da campanha tucana do Serra.

Ao meu ver, isso só foi possível porque a blogosfera de esquerda se articulou, a reprodução dos fatos relevantes repercutiam das mais diferentes formas, de acordo com o perfil de cada blog, isso criava uma espécie de elo e a comunicação acabava atingindo todas as camadas de internautas e isso repercutia rápido também na sociedade como um todo.

O exemplo mais evidente desse fato, foi o episódio da bolinha de papel, onde o PIG coordenou uma armação para acusar o PT de agressão ao Serra, mas a blogosfera conseguiu desarticular o golpe e de quebra, marcou a derrocada eleitoral da candidatura tucana.

Por outro lado, o PT nacional não se desarticulou das estruturas sociais em que sempre esteve amparado, ou seja, nas universidades, nos sindicatos, nas entidades gerais, etc. Por isso, o processo eleitoral foi marcado pela possibilidade real de haver retrocesso nas políticas sociais introduzidas pelo governo Lula.

Já no Pará, o que se viu foi o distanciamento entre o partido e os movimentos sociais. O PT Pará abandonou a militância cotidiana nas universidades, nos sindicatos em geral e o que se vê hoje é o atrelamento de entidades a mandatos legislativos e, no caso específico dos últimos quatro anos, ao governo.

Obviamente que esse processo repercutiu na campanha eleitoral, o distanciamento com os movimentos sociais fez com que alguns setores da esquerda não percebessem os retrocessos contidos na vitória dos tucanos no Pará. Por isso, aqui, o que se viu foi a blogosfera dividida, onde os principais blog’s ou eram neutros ou tucanos.

Por conta disso, durante a campanha, houve uma centralização das ações no site oficial, os blogueiros petistas paraenses, na maioria das vezes, serviam apenas para reproduzir as informações produzidas pelos marqueteiros da campanha.

O resultado disso tudo todo mundo já conhece !!

Nenhum comentário:

Postar um comentário