BLOG DO VICENTE CIDADE

Este blog tem como objetivo falar sobre assuntos do cotidiano, como política, economia, comportamento, curiosidades, coisas do nosso dia-a-dia, sem grandes preocupações com a informação em si, mas na verdade apenas de expressar uma opinião sobre fatos que possam despertar meu interesse.

sexta-feira, 3 de dezembro de 2010

Filme que acabei de assitir. Fica a dica !! BASTARDOS INGLÓRIOS



Inglourious Basterds


Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Inglourious Basterds (br: Bastardos Inglórios; pt: Sacanas Sem Lei) é um filme estadunidense de guerra de 2009, escrito e dirigido por Quentin Tarantino e estrelado por Brad Pitt, Mélanie Laurent, Christoph Waltz, Eli Roth e Diane Kruger. O filme conta a história de dois planos para assassinar os líderes políticos da Alemanha nazista, um planejado por uma jovem francesa judia proprietária de cinema (Laurent), e o outro por um grupo de soldados judeus aliados liderados pelo tenente Aldo Raine (Pitt).

Enredo

Em 1941, o Coronel da SS Hans Landa chega em uma fazenda de leite na França para interrogar Perrier LaPadite sobre rumores de que ele estaria escondendo a familía judia Dreyfus. Landa faz o fazendeiro confessar que ele estava os escondendo debaixo do piso. Landa ordena que os soldados da SS entrem na casa e atirem no chão. A familía é toda morta, com exeção da adolescente Shosanna, que Landa deixa escapar.

Na primavera de 1944, o Primeiro Tenente Aldo Raine é incubido da tarefa de reunir um time de oito soldados judeu-americanos para uma missão atrás das linhas inimigas, que consciste em em levar medo e terror aos soldados alemães. Ele diz a seus soldados que cada um deve a ele 100 escalpos nazistas. Eles não tomam prisioneros e acabam por ser conhecidos como os "Bastardos". Um sobrevivente de um dos ataques dos Bastardos, um soldado chamado Butz, encontra com Adolf Hitler. Butz conta que ele e sua companhia foram atacados, e que seu sargento foi espancado atá a morte com um taco de baseball pelo Sargento Donny Donowitz, conhecido pelos alemães como "O Urso Judeu". Butz revela que Raine cravou uma suástica em sua testa com uma faca.

Em junho de 1944, Shosanna assumiu a identidade de "Emmanuelle Mimieux" e está gerenciando um cinema em Paris. Ela encontra Fredrick Zoller, um atirador de elite alemão cuja história será contada no filme de propaganda nazista chamado de Stolz der Nation (O Orgulho da Nação). Zoller fica atraido por Shosanna e convence Joseph Goebbels a fazer a estréia do filme no cinema de Shosanna. Ela percebe que a presença da vários oficiais da alta patente nazista ofereçe uma oportunidade perfeita para sua vingança e decide atear fogo no cinema durante a estréia, para isso ela decide usar sua coleção de filmes de nitrato, extremamente inflamáveis. Os britânicos descobrem sobre a estréia e mandam o Tenente Archie Hicox para se infiltrar no evento com a ajuda dos Bastardos e uma atriz alemã que estava trabalhando como agente dupla, Bridget von Hammersmark. Hicox e dois alemães membros dos Bastardos encontram Hammersmark em uma taverna onde o Major Dieter Hellstrom, da Gestapo, percebe o estranho sotaque de Hicox e de que ele usa a ordem de três copos errado. A situação gera um tiroteio deixando todos mortos, com a exeção de Hammersmark. Raine a interroga e, quando descobre que Hitler vai comparecer a estréia, cria um plano onde ele, Donny e Omar vão se apresentar como acompanhantes dela na estréia. Landa mais tarde investiga a taverna e descobre o guardanapo autografádo de Hammersmark e seu sapato.

Na estréia, Landa pede para ver Hammersmark a sós, onde ele faz que ela esperimente o sapato. Convencido, para sua satisfação, que ela está com os Bastardos, ele a estrangula até a morte. Ele então manda que Raine e Utivich sejam presos. Landa faz um acordo com o oficial comandante de Raine para receber uma pensão militar e cidadania americana, em troca de deixar Donny e Omar, ainda no cinema, matarem todos os oficiais nazistas. Durante o filme, Zoller vai a sala de projeção para ver Shosanna e confrontá-la sobre as várias rejeições que ele sofreu desde o inicío. Quando ele está de costas, ela atira múltiplas vezes, porém ele consegue atirar nela antes de morrer. O filme é interrompido por um close-up de Shosanna informando ao público que eles serão mortos por uma judia. Ao mesmo tempo, o empregado e amante de Shosanna, Marcel, que havia trancado todas as saídas da sala, incendeia os filmes de nitrato atrás da tela. Omar e Donny conseguem atacar e matar Hitler e Goebbels e, então, atiram no público em pânico até que suas bombas explodem, matando todos.

Landa e seu operador de rádio levam Raine e Utivich até as linhas americanas, e segundo o acordo, se rendem a eles. Para a surpresa de Landa, Raine mata seu operador de rádio e manda Utivich tirar seu escalpo. Raine então crava um suástica na testa de Landa dizendo, "Acho que essa pode ser minha obra-prima".

Elenco

Ator Papel

Brad Pitt Tenente Aldo Raine

Christoph Waltz Coronel Hans Landa

Mélanie Laurent Shosanna Dreyfus

Eli Roth Sargento Donny Donowitz

Michael Fassbender Tenente Archie Hicox

Diane Kruger Bridget von Hammersmark

Daniel Brühl Fredrik Zoller

Til Schweiger Sgt. Hugo Stiglitz

Gedeon Burkhard Cpl. Wilhelm Wicki

Jacky Ido Marcel

B.J. Novak Pfc. Smithson Utivich

Martin Wuttke Adolf Hitler

Sylvester Groth Joseph Goebbels

Mike Myers General Ed Fenech

Julie Dreyfus Francesca Mondino

Rod Taylor Sir Winston Churchill

Omar Doom Pfc. Omar Ulmer

August Diehl Major Hellstrom

Denis Menochet Perrier LaPadite

Produção

O desenvolvimento de Inglourious Basterds começou em 1998, quando Tarantino escreveu o roteiro para o filme. Tarantino "empacou" no fim do enredo e decidiu adiar as filmagens, preferindo dirigir o filme de duas partes Kill Bill. Após dirigir Death Proof em 2007 (como parte da sessão dupla Grindhouse), Tarantino voltou a trabalhar em Inglourious Basterds. As filmagens começaram em outubro de 2008, na Alemanha, com um orçamento inicial de 70 milhões de dólares. Inglourious Basterds estreou em 20 de maio de 2009, no 62º Festival de Cannes, onde competiu pela prestigiosa Palma de Ouro. Foi lançado nos Estados Unidos e na Europa em agosto de 2009 pela The Weinstein Company e Universal Studios.

Pré-produção e filmagem

Tarantino juntou-se com a The Weinstein Company para preparar a produção do que ele planejou ser sua obra-prima épica. Em julho de 2008, Tarantino e os produtores executivos Harvey e Bob Weinstein criaram um cronograma de produção acelerado para ser concluído a tempo para o lançamento no Festival de Cannes de 2009, onde o filme iria concorrer ao Palma de Ouro. A The Weinstein Company co-financiou o filme e o distribuiu nos Estados Unidos, assinou ainda um contrato com a Universal Pictures para financiar o restante do filme e distribuí-lo internacionalmente. Alemanha e França foram escolhidas como locais de filmagem e a gravação do filme começou em outubro de 2008 em locações na Alemanha.

Recepção

O filme foi um sucesso de bilheteria, arrecadando 320.351.773 de dólares em cinemas do mundo todo, tornando-o o filme de maior bilheteria de Tarantino até hoje. O filme recebeu vários prêmios e indicações, incluindo oito indicações ao Oscar. Pela sua atuação como Hans Landa, Christoph Waltz ganhou o Prêmio de Melhor Ator no Festival de Cannes, bem como o BAFTA, o Globo de Ouro e o Oscar de Melhor Ator Coadjuvante.

Estrutura

Assim como outros filmes de Quentin Tarantino, o longa é dividido em 5 capítulos.

Ordem do Filme

Capítulo 1: Era uma vez na França ocupada por nazistas

Capítulo 2: Bastardos Inglórios

Capítulo 3: Noite alemã em Paris

Capítulo 4: Operação Kino

Capítulo 5: A vingança do rosto gigante

Premiações

Prêmio Categoria Ator

Oscar Melhor Ator Coadjuvante Christoph Waltz

Globo de Ouro Melhor Ator Coadjuvante Christoph Waltz

Screen Actors Guild Melhor Ator Coadjuvante / Melhor Elenco Christoph Waltz e elenco

Nenhum comentário:

Postar um comentário