BLOG DO VICENTE CIDADE

Este blog tem como objetivo falar sobre assuntos do cotidiano, como política, economia, comportamento, curiosidades, coisas do nosso dia-a-dia, sem grandes preocupações com a informação em si, mas na verdade apenas de expressar uma opinião sobre fatos que possam despertar meu interesse.

segunda-feira, 13 de dezembro de 2010

A avaliação do Ganzer é oportunista, equivocada e subserviente – Parte I

A avaliação feita pelo deputado Ganzer no jornal O Liberal de domingo foi, no meu entendimento, muito infeliz, tanto nos seus argumentos quanto na necessidade, sendo portanto descabida, a ponto inclusive, de merecer não só uma retratação, mas, principalmente, uma repreensão do partido, isso é claro, se tivéssemos uma direção partidária comprometida, de fato, com o partido.

Na verdade o que está por trás dessa questão é a antecipação das discussões sobre a eleição de 2012. Esse movimento do Ganzer certamente faz parte de uma estratégia da tendência PT pra Valer, para atacar aquelas lideranças que eles julgam que possam ser seus futuros adversários na disputa interna do PT.

Entretanto, ainda que seja uma antecipação proposital do debate eleitoral de 2012, o deputado, ao meu ver, mostra seu despreparo político na compreensão desse momento, fruto da visão pragmática que contaminou o PT nesses últimos anos, sobretudo pela guinada pra lá do “Centro” que esse grupos impuseram ao partido.

Contudo, como minha avó dizia que “merdas cagadas não voltam”, exponho aqui o que penso sobre os adjetivos que nomeiam essa postagem.

Alem desses aspectos já mencionados acima, o oportunismo se reflete também na tentativa de imputar à DS e ao Puty a culpa pelo fracasso eleitoral do PT, esquecendo o fato de que foram eles (PT pra Valer) que criaram o estopim do movimento que “baniu” a DS da coordenação da campanha na sua fase inicial, as vésperas do aniversário do partido.

Ou seja, a DS não participou dos acordos pré eleitorais, foram eles, que aquela altura, já fincaram bandeira tanto na Casa Civil, como na coordenação da campanha. Portanto, se houve quebra de acordo, partiu deles próprios. É importante lembrar que o Puty não era mais chefe da Casa Civil quando o PT trouxe para a coligação os 13 partidos, inclusive isolando o PMDB e o DEM.

Ora, se a DS fosse mesmo a culpada pelos acordos não cumpridos e isso tivesse inviabilizado o governo, porque então esses partidos vieram, e se vieram, é porque algo foi oferecido e obviamente aceito.

Não podemos nos esquecer que uma das principais secretarias do governo era exatamente ocupada pelo deputado Ganzer e que por lá passava uma das principais pautas dos acordos políticos, que era a política de asfaltamento de ruas municipais e inclusive estradas vicinais.  

Outra questão importante é em relação ao PMDB, dizer que nós fomos sacanas com eles, os caras estavam em frangalhos quando assumimos, se fortaleceram as custas do governo, possuíam mais de 800 cargos, número inclusive denunciado pela deputada Bernadete no plenário da AL, cargos que até hoje continuam ocupando. Mesmo assim, foram de “corpo e alma” para os braços tucanos.

4 comentários:

  1. Bem companheiro, pode até ser equívoco avaliar por intermédio da imprensa, mas dizer que alguém esteja falando abobrinha é de se questionar.
    Acredito que, prá começar afirmar que na direção do PT não tem companheiros comprometidos com o partido é no mínimo necessário de que PT vç está se referindo. Se for o da DS, pode até ter razão. Pois foi essa falta de sintonia governo (DS) e PT que proporcionou um governo de resultados medíocres.
    A centralização de poder numa cúpula inespressiva, em detrimento a diversas lideranças políticas e técnicas, foi o caminho do desastre eleitoral.
    A sede pelo poder e a ganância de tomar de assalto o partido, também colaborou no processo.
    E o único objetivo de eleger deputado federal e estadual, acabou atrapalhando a formação de um bloco de aliados capaz de superar a grande rejeição construída calmamente pela oposição e aceita pelo governo. Fato, Puty reune prefeitos do PMDB e outros partidos para condicionar liberação de máquinas e incentivos (recursos) do governo nos municípios em troca do apoio a sua candidatura, isso enfureceu o Jáder e PMDB que foram decisivos na derrota da reeleição.
    Então, existe alguém responsável por determinada estratégia que deu no que deu.
    Abraços

    ResponderExcluir
  2. Caro anônimo,
    Descordo de ti, essa análise de que o PMDB estava com o governo é equivocada, essa lógica de tratar o Jader como um "coronel", com respeito e reverência, ao meu ver é que foi decisivo para a derrota.
    Eles, o PMDB, sempre estiveram pressionando o governo, mas quando revidávamos de alguma forma, eles se enfureciam.
    Veja o exemplo do empréstimdo do 366, que eles ficaram mais de um ano cozinhando o governo em banho maria, aprovando somente na véspera das eleições e impondo várias restrições ao governo. Cito também o caso das pastas da AGE e por ai vai.
    Então companheiro, o PMDB foi o tempo todo dúbio, mesmo estando "montado" na estrutura do governo, fez tudo que para desestabilizá-lo e desacreditá-lo.
    Pelo menos é assim que vejo e, se você pesquiasr nas postagens antigas, veras que o tempo todo sempre bati nessa tecla.
    Abraços

    ResponderExcluir
  3. O PT do mensalão contribuiu e muito para desestabilizar este governo. eles acabaram com muitas secretarias( seduc; setran e outras). eles sim, tem muita culpa no cartório. não adianta se esquivarem. esse banana do joão batista só prestava pra bater continencia pro mensaleiro. o coordenador da campanha que foi cooptado pela unidade era um estorvo ao avanço da candidatura. patifes que estiveram sangrando a coordenação da campanha estão ai rindo pras paredes de bolso cheio(aprederam com alguem ai ao serem roubados sem sequer prestarem queixas a uma delegacia mais proxima e sem testemunhas por perto). passa por muita coisa essa derrota ELEITORAL do PT, mas a maior culpada foi ela mesma: a candidata. de besta ela nada tem,mas manter esse gaucho a frente de uma secretaria importantissima é culpa dela. temia o que? retaliação? e não houve? houve e muita. ele mesmo, o gaucho( e seu fiel escudeiro, o outro gaucho , o faleiro) disseram que não fariam campanha pra ela alegando que enquanto não mudasse a coordenação da campanha, que ele com seu grupo do campo majoritario comandavam,não fariam nada. Esse sujeito ai, assim como aquela porca imunda da edilza deveriam ser expulsos deste partido. não merecem nada do que usufruem do PT. a história deles é uma contradição a tudo ao que o PT construiu neste país. a esse gaucho, que vá pra Pelotas, de onde ele veio(polo exportador de viado,como disse o Lula)

    ResponderExcluir
  4. Calma companheiros olha a homofobia, o Pt em sua história sempre foi contra esse tipo de debate, precisamos analisar os fatos reais, me lembro que a governadora foi varias vezes posta na parede para não usa o termo correto que seria chantagem , quem não se lembra de que usaram as previas do Pt como moeda de troca por que haviam perdido o apoio de seus seguidores no Incra e por conta disso usaram um documento que dizia o seguinte ou a governdora apoiava o nome indicando pelo PT pra Valer ou eles lançariam o nome de Bernadete pra disputas internas, entâ turma responsavel, depois no dia do aniversario do Partido usaram outra "chantagem" ops digo botaram a governadora contra a parede dizendo ou tira o Puty ou vamos pular do barco, assim foi feita a vontade mais uma vez do PT pra Valer que durante a campanha se preucupou mais em fazer campanha para seus deputados do que eleger a governadora, se havia um nucleo duro existia um outro grupo majoritario que comandava o PT e inclusive o comando politico da campanha atraves do João Batista e do isolado André Farias.

    ResponderExcluir