BLOG DO VICENTE CIDADE

Este blog tem como objetivo falar sobre assuntos do cotidiano, como política, economia, comportamento, curiosidades, coisas do nosso dia-a-dia, sem grandes preocupações com a informação em si, mas na verdade apenas de expressar uma opinião sobre fatos que possam despertar meu interesse.

quinta-feira, 18 de fevereiro de 2010

Qual é a do PSOL?

Desde que foi criado para se colocar como “alternativa ética” ao PT, o PSOL ainda não conseguiu demonstrar coerência política. Estando lado a lado com o PSDB e DEM como oposição ao Governo Lula no Congresso Nacional, sua atuação tem sido pouco diferenciada à atuação desses partidos de Direita. Não que eu esperasse que o PSOL fosse compor a Base Governista, mas daí a ter o mesmo discurso da Direita é lamentável.


Para o PSOL, a disputa política se trava na negação aos avanços dos governos do PT, mesma estratégia do DEM e do PSDB. Ao tentar desqualificar os governos petistas como governos de esquerda e igualá-los aos governos da direita, o PSOL tenta confundir a sociedade, sem perceber que dá munição para que as forças da direita possam se revezar no poder com as forças de esquerda, estabelecendo assim um “jogo de soma zero”, onde os avanços obtidos num período são desmantelados num outro. Um grande exemplo pode ser visto aqui mesmo, quando o Edmilson, ainda no PT, foi prefeito de Belém. Tudo que se construiu de avanço do governo popular foi rapidamente desmantelado pelo atual prefeito, sem que a sociedade pudesse defender esses avanços. Isso ocorre porque a democracia burguesa foi talhada para permitir esse movimento cíclico e dessa forma dar à sociedade a impressão de que a Gestão do Estado é mais importante que a sua própria concepção.

A atuação de PSOL vem corroborando com essa tese, sobretudo quando busca direcionar suas críticas às deficiências da gestão e não à forma como os avanços de políticas públicas includentes, ainda que insuficientes, possam ser cada vez mais incorporados a gestão pública. Ou seja, enquanto o PSOL se opõe à programas sociais de transferência de renda como o Bolsa Família, por exemplo, deveria era lutar para que o valor do programa fosse maior e universalizado e não dizer que se trata de um programa eleitoreiro e caro, como diz a Direita.

Quem leu a troca de figurinha de Edmilson com Jader, através do Diário do Pará, sabe que um partido de esquerda não pode cumprir essa tarefa. Só mesmo um partido politicamente desorientado pode permitir que suas lideranças façam tamanha bobagem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário