BLOG DO VICENTE CIDADE

Este blog tem como objetivo falar sobre assuntos do cotidiano, como política, economia, comportamento, curiosidades, coisas do nosso dia-a-dia, sem grandes preocupações com a informação em si, mas na verdade apenas de expressar uma opinião sobre fatos que possam despertar meu interesse.

terça-feira, 23 de fevereiro de 2010

Não deu para aguentar: Vamos falar de trânsito!

Demorou, mas, tenho que falar sobre o caótico trânsito de Belém. Afinal, como falar de cotidiano sem falar desse assunto.


Nesta terça-feira saí às 17 horas do meu escritório, que fica na Trav. Almirante Wandenkolk, em frente ao glorioso Quem São Eles, com destino a minha residência, que fica nos altos do não menos glorioso Cine Ópera. Um trajeto pequeno, não fosse o aborrecimento, adrenalina, perplexidade, entre tantos outros sentimentos que poderia enumerar aqui.

Logo ao chegar ao cruzamento da Boaventura com a Generalíssimo, me deparei com um congestionamento no sentido de quem iria convergir para a Generalíssimo. Em princípio o problema estava sendo gerado pelo fato de que os veículos que estavam na Generalíssimo não respeitavam a orientação de não fechar o cruzamento, evitando que os veículos que estavam na Boaventura pudessem seguir.

Após algum tempo, consegui chegar na “boca” do cruzamento, percebendo então que teria que colocar a faca nos dentes e avançar até que alguém, mas penoso do que eu, me desse passagem. Quando eu finalmente conseguir furar o tal bloqueio, percebi que boa parte do problema era gerado também porque quando o semáforo da Generalíssimo com a Boaventura ficava verde e da generalíssimo com a João Balbi ficava vermelho e assim sucessivamente no sentido fluxo, de forma que os veículos andavam um pouco e já eram obrigados a parar novamente, de forma que poucos carros poderiam ultrapassar os cruzamentos a cada sinal verde. É claro que os mais “educados” optavam por esperar o sinal reabrir já no meio do caminho. Ou seja, fechando os cruzamentos.

Quando finalmente estava na Av. Generalíssimo com destino à Av. Nazaré, deparei-me por duas vezes com veículos estacionados em fila dupla. Simplesmente acionam os faróis de alerta e pronto, desviem, buzinem se quiserem, com os vidros fechados e som ligado, nem dá para ouvir mesmo. Não bastasse as duas pistas laterais já servirem como estacionamento.

Quando finalmente estava quase chegando, já no cruzamento da Av. Gentil com a Trav. 14 de março, avistei um agente de trânsito escondido atrás do poste. Isso porque o cruzamento estava tão tranqüilo que alguns poucos motoristas mais afoitos não suportavam aguardar o semáforo abrir sem que nenhum carro ou pessoa estivesse atrapalhando ao avanço do sinal.

Não que isto esteja certo. Não quero, nem posso defender infratores, mas, pensem bem, não seria melhor este agente estar lá num daqueles cruzamentos da Av. Generalíssimo onde o trânsito estava intenso e descontrolado?

Para pensar na Cama!

De 2008 para 2009 Belém viu sua frota de veículos saltar de 236.889 para 263.643 veículos, com incremento de 26.754 veículos, de acordo com dados do DENATRAN, representando um incremento anual superior a 11%. Em média, Belém sofre com o aumento mensal de mais de 2.000 veículos por mês e, ainda segundo o DENATRAN, em média, a idade da frota de veículos no Brasil é de 16 anos.

Sabendo que: 1) todo brasileiro tem como sonho de consumo possuir um carro; 2) a indústria automobilística é incentivada pelo seu caráter radial na economia.

Onde vamos parar?

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