BLOG DO VICENTE CIDADE

Este blog tem como objetivo falar sobre assuntos do cotidiano, como política, economia, comportamento, curiosidades, coisas do nosso dia-a-dia, sem grandes preocupações com a informação em si, mas na verdade apenas de expressar uma opinião sobre fatos que possam despertar meu interesse.

sábado, 20 de fevereiro de 2010

Presidente Amaro, não faça bobagem com o nosso BAENÃO II

Vocês acham que esse entorno visualizado na imagem existem em alguma área dos bairros fora do centro de Belém ? 
Mesmo com a venda do Baenão quase aprovada pelo Conselho Deliberativo do Clube do Remo, afirmo que esse pode não ser o melhor caminho para o Leão. Analisando a proposta de construção da chamada Arena do Leão percebi um fato muito importante que é a falta de definição quanto a localização da tal arena.

Atuo a mais de treze anos na área de consultoria empresarial e posso afirmar que um dos elementos mais importante para o sucesso de qualquer empreendimento é a sua localização. Ou seja, estudar o local onde se implantar é tão importante quanto, conhecer o negócio que se quer atuar. No caso da proposta apresentada ao Leão, a construtora deseja construir um grande empreendimento em lugar a ser definido, mas de certo fora dos principais corredores de trafego da cidade.

Isto posto, fica pergunta: será que a construção de arena esportiva em localização marginal gerará, por si só, demanda para viabilizá-la economicamente? Será que esse empreendimento em localização desprivilegiada não trará altos custos operacionais, não só para o clube como também para o poder público?

Em minha opinião não acredito que esse empreendimento será vantajoso e lucrativo para o nosso Leão. Essa praça esportiva terá altos custos e só com futebol dificilmente ela poderá se ser viável, mas como promover outros eventos em localização ruim. Sem falar é claro, que para se sustentar o time precisará necessariamente estar em atividade o ano todo, o que ao meu ver, não se concretizará somente com uma arena.

Temos o exemplo do Botafogo do Rio, onde a Arena João Havelange, o Engenhão, trouxe prejuízo para o clube, e eles nem gastaram dinheiro do clube, foi dinheiro público. Diversão e localização são diretamente proporcionais. Para quem não se lembra, no ano passado, o clássico entre Flamengo x Botafogo pelo Campeonato Brasileiro, com o MENGÃO disputando título, levou somente 25 mil pagantes ao estádio, enquanto que no Maracá, só os jogos do Flamengo não davam menos que 60 mil espectadores, por que?

É preciso pensar que o dinheiro a ser gerado com venda do Baenão vai acabar e depois o que vai ficar? Ok. Um time saneado. Mas até quando? O que indica que haverá mudança na gestão do clube como mencionada na gestão anterior. Que garantias há? Nenhuma. Por isso é melhor pensar direito. Acho que há outras formas do clube se viabilizar, inclusive com diminuição de seu custo e não aumento. O Baenão é uma arena que se pagou, se ele hoje esta em área privilegiada, servindo de cobiça das empresas imobiliárias. Problema. Que se dane.

O Clube do Remo é o que é por causa da sua apaixonada torcida. Espero que essa paixão seja respeitada e que a Diretoria do clube não opte apenas pelas saídas mais fáceis, a sede campestre já foi. Agora o Baenão e depois?

Nenhum comentário:

Postar um comentário