Desta vez, sobre a ferrovia Transnordestina, a Folha publica que há corte de investimento só porque a execução de 2011 foi inferior a 2010, segundo aponta a reportagem. Contudo, a mesma desconhece que em obra não é o ano que importa e sim o seu cronograma.
É muito comum em obras gigantescas como essa que o cronograma seja variável ao longo do tempo, independente da evolução da obra, geralmente as primeiras liberações são maiores, regredindo conforme a obra vai avançando.
Mas, a Folha é sempre a Folha...
Folha.com - Poder - Dilma corta investimentos em obra da Transnordestina - 10/02/2012
Dilma corta investimentos em obra da Transnordestina
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DE SÃO PAULO
A presidente Dilma Rousseff visitou nesta quinta-feira as obras da ferrovia Transnordestina, que recebeu menos investimentos no primeiro ano de seu governo: em 2011 foram aplicados R$ 943 milhões, ante R$ 1,55 bilhão em 2010, informa reportagem de Flávia Foreque e Lúcio Vaz, publicada na Folha desta sexta-feira (a íntegra está disponível do jornal e do UOL, empresa controlada pelo Grupo Folha, que edita a Folha).
O Ministério dos Transportes alega que a aquisição de trilhos, o início das atividades do canteiro industrial e a abertura de novas frentes pesaram nos gastos de 2010.
Roberto Stuckert Filho - 9.fev.2011/PR | ||
Dilma vistoria obras da Transnordestina em Pernambuco |
A construção foi iniciada em 2006, com orçamento de R$ 4,5 bilhões. Após acréscimos de valores em 2008 e 2011, o preço ficou estipulado em R$ 6,7 bilhões --49% acima do inicial.
Ao visitar as obras entre Parnamirim e Salgueiro (PE), ela disse que o custo não poderá continuar subindo "indefinidamente".
Leia a reportagem completa na Folha desta sexta-feira, que já está nas bancas.
Editoria de Arte/Folhapress | ||
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