BLOG DO VICENTE CIDADE

Este blog tem como objetivo falar sobre assuntos do cotidiano, como política, economia, comportamento, curiosidades, coisas do nosso dia-a-dia, sem grandes preocupações com a informação em si, mas na verdade apenas de expressar uma opinião sobre fatos que possam despertar meu interesse.

domingo, 1 de setembro de 2013

Conta de luz é 285% mais cara desde a privatização da Celpa, diz Dieese

Pesquisa aponta que reajustes da empresa são maiores que inflação.
Alta de energia elétrica causa efeito dominó na economia, diz Dieese.

Do G1 PA

Consumidores paraenses pagam 11,52% a mais
pela energia elétrica em relação a 2012
(Foto: Reprodução/TV Liberal)

O Departamento intersindical de Estudos Socioeconômicos (Dieese) divulgou nesta sexta-feira um estudo sobre o impacto da conta de luz no orçamento do Paraense. Segundo o departamento, desde que a Celpa foi privatizada, em 1998, a conta de luz sofreu 14 reajustes e ficou 285% mais cara. No mesmo período, a inflação foi estimada em 161%.

No dia 6 de agosto, a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) definiu as tarifas do reajuste da Celpa em 2013. O aumento autorizado para as residências foi de 11,52% - quase o dobro da inflação que, segundo o Dieese, foi calculada em 6,50% nos últimos 12 meses. Indústrias, comércio e outros grandes consumidores também sofreram reajuste, mas o aumento é bem menor do que o da população: apenas 4,38%.

A alta afeta cerca de 1,9 milhão de unidades consumidoras nos 144 municípios do estado. Segundo o economista Roberto Sena, o reajuste afeta negativamente toda a economia do Pará. "A energia eletrica tem um efeito dominó na economia. Além do aumento residencial, o setor empresarial - que também teve reajuste - deve repassar para esse aumento para o consumidor. Isso não ocorre imediatamente, mas a cesta básica pode ficar mais cara", avalia.

Segundo a Celpa, o aumento não tem relação com o processo de recuperação judicial da empresa. Em nota, a empresa disse que o aumento foi causado pelo baixo nível nos reservatórios das hidrelétricas. Por conta disso, o Operador Nacional do Sistema (ONS), que é responsável pelo Sistema Interligado Nacional (SIN), teve de acionar usinas térmicas que geram energia com um custo maior que as hidrelétricas. Segundo a Celpa, o impacto da empresa no aumento foi de apenas 2, 71 pontos percentuais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário