BLOG DO VICENTE CIDADE

Este blog tem como objetivo falar sobre assuntos do cotidiano, como política, economia, comportamento, curiosidades, coisas do nosso dia-a-dia, sem grandes preocupações com a informação em si, mas na verdade apenas de expressar uma opinião sobre fatos que possam despertar meu interesse.

segunda-feira, 24 de junho de 2013

Tijolaço - Direita reage ao plebiscito. Vem batalha aí

Já começaram as reações hostis à decisão da Presidenta Dilma Rousseff de colocar o povo no centro das decisões sobre as mudanças no país.

O ex-presidente do Supremo, Carlos Velloso, chamou de disparate a ideia de uma constituinte exclusiva, cuja convocação seria decidida por plebiscito.

Curioso é que ele nunca hesitou em legislar no STF, sem voto nenhum.

Há previsão constitucional do plebiscito, mas é fora de dúvida que a questão vai acabar sendo decidida no Supremo. E ficará a ele a decisão de permitir ou não que o povo exerça sua soberania.

O homem do chapeuzinho, Reinaldo Azevedo, já disse que a “ torção à esquerda do processo político”.

Taí… Vamos lá na rua, meter fogo em tocha e sapatear sobre o Congresso. É um convite e tanto para um “by pass” no Parlamento , sob aplauso de muita gente que deveria estar pedindo para aquela gente descer de lá.

E tome pau no financiamento público de campanhas e na possibilidade – fantasmagórica – que que o controle da mídia esteja embutido na reforma política.

A mídia também vai ficar numa sinuca de bico.

Se a “classe política” é imprestável, se o Congresso perdeu legitimidade, se o povo tem razão em dizer que “eles não nos representam”, como ficar contra o direito do povo de escolher representantes para mudar as leis de organização política que nos levaram a este quadro de esvaziamento das instituições?

É curioso: todos são contra os privilégios. Os dos outros, claro, não os seus próprios privilégios.

Quer dizer que o povo pode pedir mudança nas ruas, mas não pode pedir nas urnas?

Por: Fernando Brito

Nenhum comentário:

Postar um comentário